Em dérbi quente neste sábado, com muitas entradas ríspidas e cartões amarelos (quatro para os celestes, dois para os giallorossi), a Roma venceu a rival Lazio por 2 a 1, no Estádio Olímpico, pela 13ª rodada do Campeonato Italiano. 

Os gols saíram apenas na etapa complementar, depois de um primeiro tempo em que as pancadas e discussões foram as maiores atrações.

O primeiro tento romano saiu logo aos 3 minutos, depois que Bastos derrubou Kolarov na área e o árbitro Gianluca Rocchi marcou pênalti. O argentino Perotti bateu com muita tranquilidade e abriu a contagem na capital italiana.

Os celestes acabaram sentindo o baque, enquanto os giallorossi, empurrados pela torcida, logo fizeram o segundo: Nainggolan recebeu na intermediária e disparou um chute rasante, cruzado, que acertou o canto do goleiro Strakosha.

Depois disso, a Lazio resolveu tentar jogar e dominou as ações, mas só conseguiu fazer um gol. 

Aos 26, o árbitro consultou o VAR e notou que o zagueiro grego Manolas colocou a mão na bola em lance na área e marcou pênalti. Immobile bateu e o goleiro brasileiro Alisson até foi bem na bola, mas ela morreu no fundo das redes. 

Entre outros brasileiros em campo, o meia Gerson, ex-Fluminense, entrou no segundo tempo na Roma, no lugar de El Shaarawy. Depois, o lateral direito Bruno Peres, ex-Santos e Torino, substituiu Florenzi, enquanto o zagueiro Juan Jesus, ex-Internacional e Inter de Milão, ingressou na vaga do amarelado Nainggolan.

Já pelos celestes, o volante Lucas Leiva, ex-Grêmio e Liverpool, foi titular, mas saiu na etapa complementar para a entrada do atacante Nani.

O resultado é importantíssimo para os comandados de Eusebio Di Francesco, que vão a 30 pontos e colam na ponta da tabela, em 3º lugar. O líder Napoli (32 pontos) e a vice-líder Juventus (31), porém, ainda jogam na rodada.

A Lazio, por sua vez, só tem a lamentar: além do revés no clássico, a equipe estacionou nos 28 pontos e caiu para o 5º lugar, ficando agora de fora da zona de classificação para a próxima Champions League.

Na próxima rodada, a Roma visita o Genoa, dia 26, às 12h (de Brasília). No mesmo dia, mas às 15h, a Lazio recebe a Fiorentina.