Wlamir Marques

Wlamir Marques

16º Jogos Olímpicos de Melbourne, na Austrália - 1956 - Preparativos para os Jogos

Wlamir Marques, do ESPN.com.br

Em Outubro de 1956, iniciamos os treinamentos na cidade de São Paulo. O local escolhido para a nossa concentração abrigou as dependências do DEFE, situado na Água Branca. Dormíamos em quartos coletivos com 4 beliches.

Treinávamos também no ginásio de esportes do centro esportivo e, dentro das necessidades, também em outras quadras. Eu, vindo de Piracicaba, me achava um estranho na cidade, portanto, os meus passeios foram poucos.


Lembro que próximo ao DEFE havia a famosa loja Sears, hoje transformada no West Plaza Shopping. Nossos passeios se restringiam às proximidades. A Sears era uma atração. Ali vivemos ótimos momentos, era total novidade.

Naquele tempo eu ainda era solteiro, com 19 anos e prestando o serviço militar no Tiro de Guerra 36 em Piracicaba. Também foi o inicio de namoro com a minha futura esposa Cecilia. Tempo romântico das cartas amorosas.

Lembro também que passamos alguns dias em treinamentos na cidade de Atibaia, no interior paulista. Especificamente em um belo hotel fazenda com cavalos e outras regalias. Nas horas de folga, andávamos muito a cavalo.

Um certo domingo andei exageradamente, tanto assim que, na 2ª feira, não consegui treinar. As minhas ancas padeciam de tanta dor. Tive que dar um tempo para a recuperação. Nunca mais pude repetir essa façanha. 

O nosso técnico dessa vez foi o paulista: Mario Amâncio Duarte. Naquele tempo era técnico do São Carlos Clube. Vindo daí o principal motivo dos nossos treinamentos serem realizados na capital paulista. Novas filosofias.

Treinávamos duas vezes ao dia e, como sempre, com disputas de vagas. Eu possuía a minha vaga garantida, estava consolidada a minha participação olímpica. Fui dispensado do serviço militar, vindo a terminá-lo no regresso.

Voltando de Melbourne, tive que prestar o juramento à bandeira em São Paulo nas dependências da 2ª região militar. Fui aprovado nos exames e passei a ser reservista de 2ª categoria. Estávamos prontos para a viagem.