Elton Serra

Elton Serra

Rubro-negros e o futuro do Nordeste no Brasileirão

Elton Serra, blogueiro do ESPN.com.br

Mauricia da Matta/EC Vitória/Divulgação
Vitória e Sport lutam contra o rebaixamento na reta final do Brasileirão
Vitória e Sport lutam contra o rebaixamento na reta final do Brasileirão

A rodada 36 do Campeonato Brasileiro deixou apenas cinco times na disputa contra o rebaixamento, e o cenário para Vitória e Sport não é tão animador. O futebol do Nordeste, muito provavelmente, terá um time degolado ao final da competição. A manutenção de um dos dois, porém, é algo bem provável. A queda dos rubro-negros seria uma catástrofe para a região.

Para escaparem juntos, Vitória, com 40 pontos, e Sport, 39, precisam terminar o Brasileirão à frente do Coritba, 15º colocado com 43 pontos. O time paranaense teria que perder os dois jogos, o Vitória somar quatro pontos e o Sport vencer seus próximos compromissos. Uma combinação que, pelo futebol de ambos, não traz confiança.

O rubro-negro baiano segue com sua sina de pior mandante da Série A. Oscila desempenho quando joga no Barradão, e se mantém com resultados negativos dentro de seu estádio. A instabilidade emocional do grupo, somada à falta que qualidade técnica no elenco, deixam o Vitória dependente de bons resultados longe de Salvador. A última cartada será contra a Ponte Preta, em Campinas, no jogo mais importante da 37ª rodada – ele pode determinar o segundo rebaixado da competição em caso de derrota da Macaca.

Veja os gols de Vitória 1 x 1 Cruzeiro

Contra o Cruzeiro, no último domingo, a equipe de Vagner Mancini não soube jogar defensivamente, algo que está acostumado a fazer como visitante. Quando tinha o resultado de 1 a 0 favorável, recuou e sofreu o empate no segundo tempo. Mesmo procurando jogar, esbarrou-se em suas limitações técnicas.

Já o Leão pernambucano, que venceu apenas três jogos dos últimos 19 (coincidentemente dois contra o Bahia e um diante do Vitória), decide o seu futuro contra o Fluminense, no Rio de Janeiro. Caso seja derrotado e haja um vencedor no confronto entre Ponte e o rubro-negro baiano, será rebaixado precocemente. Se empatar com o Flu, dependerá de uma combinação de resultados na última rodada. Em caso de vitória, pode até deixar o Z-4 se não houver um vencedor em Campinas. Uma montanha-russa de emoções que combina com o momento do Sport no Campeonato Brasileiro.

Daniel Paulista, que colocou o resultado contra o Bahia acima do desempenho, já não tem coelhos para tirar da cartola. A equipe, no domingo, sofreu por boa parte do primeiro tempo, chegou ao gol e tentou controlar a partida. Sem confiança, deixou a responsabilidade nas costas dos experientes Magrão, Diego Souza e André. São os três que mantém as esperanças do torcedor leonino viva.

Veja o gol de Sport 1 x 0 Bahia

A possibilidade do Brasileirão de 2018 contar com 20% de nordestinos, com Vitória e Sport se juntando a Bahia e Ceará, ainda existe. É difícil, mas existe. Torcedores baianos e pernambucanos estão olhando para seus próprios umbigos, certamente. Porém, o restante da região tem torcido fervorosamente por uma maior representatividade na elite do futebol nacional.