Paulo Cobos

Paulo Cobos

Campanha de rebaixado: em jogo entre grandes, Flamengo é o mais medíocre do Brasileiro

Paulo Cobos, blogueiro do ESPN.com.br

Mauro detona 'vexame' do Fla contra o São Paulo, desaprova escalação de Rueda e diz: 'É um elenco que não funciona mais'

Se um grande time é testado nos grandes jogos, o Flamengo é, entre os clubes mais tradicionais do país, o clube mais medíocre do Brasileiro. Computando apenas os duelos entre os 11 gigantes do país (o Inter está na Série B), a equipe da Gávea é que tem o pior desempenho.

Foram 14 confrontos contra grandes até agora na competição, e o Flamengo venceu apenas dois, com sete empates e cinco derrotas. Isso significa um aproveitamento de 30%. Na classificação geral, só o lanterna Atlético-GO tem uma campanha pior (28%).


Líder do Brasileiro, o Corinthians também lidera nos clássicos, com aproveitamento de 76%. Quem chega mais perto da ruindade do Flamengo nos grandes jogos é o Fluminense, que ganhou 33% dos pontos que disputou nesse tipo de partida.

Já são mais de três meses sem vitória flamenguista em clássicos: a última foi em 8 de julho, quando venceu o Vasco. A situação do time na classificação só não é pior graças ao bom desempenho conta os demais rivais, com aproveitamento de 69%, com 10 vitórias, 3 empates e 3 derrotas.

O aproveitamento de cada time nos jogos entre grandes

1º        Corinthians            76%
2º        Santos                       55%
3º        Palmeiras                52%
4º        Grêmio                     50%
5º        Cruzeiro                  47%
6º         Botafogo                43%
7º         Atlético-MG        42%
8º         São Paulo               40%
9º         Vasco                        38%
10º      Fluminense           33%
11º      Flamengo               30%