Wlamir Marques

Wlamir Marques

Uma história a ser contada: Treinamento para o Mundial de 1954 (parte 8)

ESPN
Wlamir relembre a trajetória do Brasil ao título mundial de 1954
Wlamir relembre a trajetória do Brasil ao título mundial de 1954

No dia 15 de Julho de 1954, saí de Piracicaba em direção ao aeroporto de Congonhas na capital paulista. Tinha que me apresentar na cidade do Rio de Janeiro. Peguei um voo da Real Aerovias, era a empresa da época.

Como de praxe, a apresentação dos jogadores foi mais uma vez no Hotel Paissandú, na praia do Flamengo. Chegando encontrei vários conhecidos e outros desconhecidos, mas famosos. Eu era a novidade com 16 anos.

Logo fui me apresentando, afinal íamos ter um convívio muito longo e a amizade teria que prevalecer. Lembro que jantamos todos juntos no restaurante do hotel. Em seguida ouvi histórias antigas dos mais velhos.

No dia seguinte, dia 16 de julho de 1954, eu completava 17 anos, mas isso ninguém sabia e eu também não disse para ninguém. De manhã, logo após o café, chegou o ônibus do Flamengo que nos levaria para o primeiro treinamento.

Todos os treinos foram realizados no Ginásio do Flamengo, debaixo da  arquibancada do campo de futebol. Era piso de cimento com tabelas de acrilico. Não era um primor de ginásio, era apenas uma quadra coberta. 

Naquele tempo, o técnico Kanela era o responsável pela equipe principal do Flamengo e técnico da seleção brasileira. Chegamos prontos para o primeiro treino, cada qual com a sua roupa: Tênis, calção, sunga e camiseta.

Só para o treino da noite é que fomos receber o material da CBB. Nessa noite, o treinamento foi apenas coletivo para que o técnico pudesse observar as qualidades técnicas dos convocados. Me senti à vontade.

Após o treino, o técnico Kanela foi arguido pelos jornalistas com várias perguntas e, em uma delas respondeu: A equipe titular do Brasil para o mundial será composta pelo Algodão, Angelim, Mair, Amaury e Wlamir.

Com certeza ele se surpreendeu com 2 jovens jogando um basquete diferenciado dos demais: O Wlamir com 17 anos e o Amauy com 18. A noticia estourou como uma bomba. Esse quinteto foi mantido até o fim.