Wlamir Marques

Wlamir Marques

Uma história para ser contada: convocação para o 2ª Campeonato Mundial (parte 7)

Wlamir Marques

No mês de Junho de 1954, saiu a lista dos jogadores brasileiros convocados para a disputa do 2º Campeonato Mundial de Basquetebol Masculino a ser realizado na cidade de São Paulo em comemoração ao seu 4º centenário.

O meu nome constava da lista. Ao todo mais de vinte jogadores foram chamados para os treinamentos à serem realizados na cidade do Rio de Janeiro. No dia 16 de julho iniciamos os treinamentos, era dia do meu aniversário.

A expectativa pela competição era enorme, a cidade se preparava para a maior festa do basquete mundial, inclusive com a construção do Ginásio do Ibirapuera que serviria de palco para as disputas finais da competição.

Enquanto treinávamos no Rio, o ginásio estava sendo construído. Faltando um mês para o inicio dos jogos a cúpula do ginásio desabou, não dando tempo hábil para sua restauração. O mundial foi transferido para o Rio.

Em substituição ao Ginásio do Ibirapuera, foi utilizado o Maracanãzinho, que também encontrava-se em obras. O mundial foi disputado em um local semi pronto, com uma quadra de madeira improvisada em sua arena.

Ainda cheio de pregos e madeiras pelo chão,  arquibancada em cimento rústico e com cadeiras improvisadas, a competição foi um sucesso, com o povo carióca torcendo avidamente pelas cores da nossa seleção brasileira.

O Maracañazinho lotava todas as noites e, com a sequência de vitórias da seleção brasileira o numero de torcedores aumentava. Por ser ainda um espaço em construção, não haviam limites para a sua total lotação.

Depois de um longo período de treinamentos com o técnico Kanela, a seleção brasileira chegou ao final da competição disputando o título contra os EUA mas perdendo o jogo final. Pela 1ª vez, fomos vice campeões mundiais.

À partir desse mundial deu-se o início da renovação no basquete nacional, com o surgimento de novos jogadores altamente técnicos, substituindo os mais antigos.  Mais tarde todos foram consagrados conquistando inúmeros títulos internacionais.