Wlamir Marques

Wlamir Marques

Uma história a ser contada: jogo contra a União Soviética em 1954 (parte 6)

Wlamir Marques, blogueiro do ESPN.com.br

Wlamir Marques, 80 anos: veja a homenagem a um dos maiores nomes da história do basquete mundial

No mês de Maio de 1954 a seleção da União Soviética veio ao Brasil para uma série de jogos amistosos. A cidade de São Paulo foi escolhida para um dos jogos. Era uma total novidade. A partida foi realizada no Ginásio do Pacaembu.

Nesse tempo, ainda com 16 anos, fui convocado pelo técnico Daiuto para fazer parte de uma seleção paulista adulta, formada em cima da hora para  enfrentar os poderosos soviéticos. A expectativa era muito grande.


Era a 1ª vez que os soviéticos vinham para a América do Sul, e o Brasil pelo seu prestigio internacional foi um dos países escolhidos para um desses confrontos. Foi uma grande noite para o basquete paulista e brasileiro.

O ginásio lotado pode torcer e apreciar uma grande vitória dos paulistas. Fui titular jogando de pivô, minha posição original na época. Ali a torcida paulistana viu o jovem Wlamir Marques nascido em São Vicente.

Pode parecer estranho um jovem com 16 anos ousar disputar rebotes e confrontos físicos contra corpos mais avantajados. Confesso que nunca me preocupei com isso. Desde cedo fui intrometido no meio dos adultos.

Poucas vezes joguei ao lado de garotos com a minha idade. Sem perceber fui um ousado guerreiro e cara feia não me incomodava. Minha inocência não me permitia confrontos distantes da minha índole, eu só jogava.

Ali eu começava uma carreira que se mostrava envolvente e cativante. Assumi desde cedo certas responsabilidades precoces aos jovens daqueles tempos. Como se diz na gíria  "meti a cara". Jamais senti receios da luta.

Wlamir Marques é homenageado pelo Corinthians e se emociona com ginásio com seu nome

Infelizmente não possuo dados estatísticos e nem o resultado do jogo. A minha cabeça tenta encontrar vários momentos esquecidos, mas ainda em tempo de recordar a minha juventude atlética: sempre ingênua e juvenil.