Paulo Cobos

Paulo Cobos

Luxemburgo renasce, e faz Sport virar referência na defesa

Paulo Cobos, blogueiro do ESPN.com.br
Brasileiro: Gol de Sport 3 x 0 Chapecoense

Ele voltou. Desacreditado por muitos, e criticados por quase todos nos últimos anos, Vanderlei Luxemburgo volta a fazer um bom trabalho. Com ele, o Sport já é o quinto colocado do Brasileiro, na frente de times que começaram a competição com pinta de favoritos, como Palmeiras e Cruzeiro.

E ainda rebatendo as críticas que está desatualizado, principalmente montando times sem consistência na defesa.


Com Luxemburgo, o Sport virou uma das referências defensivas do Brasileiro. Nas três primeiras rodadas, o time pernambucano era uma peneira. Foram inacreditáveis oito gols sofridos, com média de 2,67 por jogo. Os rivais faziam a festa, finalizando, em média, 13,3 vezes por partida.

Tudo mudou nos dez jogos da gestão Luxemburgo.  A defesa do Sport foi vazada só oito vezes (menos do que isso apenas Corinthians, Flamengo e Santos). E entrar na sua defesa virou algo muito difícil: com o atual comando, o clube sofre, em média, só 9,3 finalizações por jogo (a terceira menor marca do período).

Não é renunciando ao ataque que o Sport de Luxemburgo brilha na defesa. Com ele, o time marcou 14 vezes no Brasileiro, menos apenas que Corinthians e Grêmio.  Isso com posse de bola e número de passes acima da média do campeonato.

Um cala boca nos críticos.