Klever Kolberg

Klever Kolberg

WRC - Rally de Portugal - 6ª etapa do Campeonato Mundial - Ott Tänak lidera após a sexta-feira

Klever Kolberg: Piloto, engenheiro, palestrante e comentarista da ESPN
Divulgação - Jaanus Ree
Ott Tanak / Martin Jarveoja (Ford Fiesta WRC)
Ott Tanak / Martin Jarveoja (Ford Fiesta WRC)

O estoniano Ott Tänak (Ford Fiesta WRC) lidera o Rally de Portugal após as nove especiais disputadas até o final desta sexta-feira (19/05), segundo dia da 6ª etapa do Campeonato Mundial de Rally - WRC. Tänak assumiu a liderança após seis trechos cronometrados, terminado o dia seguido do espanhol Dani Sordo (Hyundai i20 Coupe WRC) e do francês Sébastien Ogier (Ford Fiesta WRC).

Divulgação - Jaanus Ree
Sébastien Ogier / Julien Ingrassia (Ford Fiesta WRC)
Sébastien Ogier / Julien Ingrassia (Ford Fiesta WRC)

O WRC voltou a Europa para uma enfrentar as pistas traiçoeiras de cascalho em Portugal. O primeiro trecho foi disputado num circuito de rallycross em Lousada, com muito público e largada de dois em dois carros para duas voltas num piso misto. Após pouco mais de três quilômetros cronometrados o norueguês Mads Ostberg (Ford Fiesta WRC) e o belga Thierry Neuville (Hyundai i20 Coupe WRC), com o mesmo tempo, foram os mais rápidos.

Na manhã desta sexta-feira o neozelandês Hayden Paddon (Hyundai i20 Coupe WRC) começou dominando a SS2 e assumiu a liderança do Rally de Portugal. Ele foi um segundo mais rápido que o finlandês Jari-Matti Latvala (Toyota Yaris WRC). O irlandês Kris Meeke (Citroën C3 WRC) foi o terceiro, apenas dois décimos de segundo mais lento que o finlandês. O francês Sébastien Ogier (Ford Fiesta WRC), líder da temporada, com a tradicional desvantagem de lagar na frente e limpar a pista, ficou com o sexto melhor tempo.

Divulgação - Jaanus Ree
Jari-Matti Latvala / Miikka Anttila (Toyota Yaris WRC)
Jari-Matti Latvala / Miikka Anttila (Toyota Yaris WRC)

Latvala venceu a SS3. O finlandês conseguiu assumir a liderança da prova, mostrando que estava encontrando confiança. Meeke também pulou para o pódio, assumindo a segunda colocação. No trecho seguinte Meeke foi o mais rápido, seguido do estoniano Ott Tänak (Ford Fiesta WRC). Latvala foi apenas o sétimo colocado, mas ainda conseguiu se manter na ponta, porém a vantagem sobre Meeke praticamente desapareceu, sobrou apenas meio segundo.

Divulgação - Jaanus Ree
Kris Meeke / Paul Nagle (Citroën C3 WRC)
Kris Meeke / Paul Nagle (Citroën C3 WRC)

Paddon venceu a SS5, mas foi Meeke, o terceiro mais rápido, quem assumiu a liderança da prova. Meeke, que teoricamente estava largando numa boa posição, alegou que as condições da pista não estavam lhe favorecendo. Ele era o quinto líder do rally com apenas cinco especiais disputadas. Latvala ficou com a segunda colocação e Tänak mostrou que também estava na briga.

Na parte da tarde a prova continuou bastante indefinida e muito atraente. Neville venceu a SS6, seguido do britânico Elfyn Evans (Ford Fiesta WRC), reeditando o final da prova da Argentina. Para manter a média de um líder por especial, Tänak assumiu a ponta, apenas um décimo de segundo sobre Latvala. Paddon passou para a terceira posição e Meeke caiu para quinto, com Ogier se mantendo na disputa com a sexta colocação.

Divulgação - Jaanus Ree
Dani Sordo / Marc Martí (Hyundai i20 Coupe WRC)
Dani Sordo / Marc Martí (Hyundai i20 Coupe WRC)

O espanhol Dani Sordo (Hyundai i20 Coupe WRC) venceu a SS7, seguido de Ogier e Tänak, que conseguiu se manter na ponta, mas Sordo e Ogier eram seus novos companheiros de pódio.

Ogier venceu a SS8 e Ostberg a SS9. Paddon teve problemas elétricos no i20, Latvala capotou com o Yaris, Neuville perdeu tempo com Latvala, Meeke abandonou com quebra da suspensão do Citroën. O segundo dia de competição em Portugal finalizou com Tänak conseguindo se estabilizar na liderança, seguido de Sordo e Ogier. Neville foi reembolsado pelo tempo perdido devido ao acidente de Latvala e é o quarto colocado.

Divulgação - Jaanus Ree
Thierry Neuville / Nicolas Gilsoul (Hyundai i20 Coupe WRC)
Thierry Neuville / Nicolas Gilsoul (Hyundai i20 Coupe WRC)

Classificação do Rally de Portugal após a sexta-feira:

1. O. Tänak / M. Jarveoja (Ford Fiesta WRC) 1:37:18.5
2. D. Sordo / M. Martí (Hyundai i20 Coupe WRC) + 4.6
3. S. Ogier / J. Ingrassia (Ford Fiesta WRC) + 5.0
4. T. Neuville / N. Gilsul (Hyundai i20 Coupe WRC) + 11.1
5. C. Breen / S. Martin (Citroën C3 WRC) + 12.9
6. E. Evans / D. Barritt (Ford Fiesta WRC) + 18.3
7. J. Hänninen / K. Lindstrom (Toyota Yaris WRC) + 52.0
8. E. Lappi / J. Ferm (Toyota Yaris WRC) + 1:12.3
9. A. Mikkelsen / A. Jaeger (Skoda Fabia R5) + 3:17.8
10. M. Ostberg / O. Floene (Ford Fiesta WRC) + 3:50.0