Gustavo Hofman

Gustavo Hofman

United e Arsenal fora do Top 4? Análise da briga por vagas continentais na Premier League

Gustavo Hofman
Richard Heathcote/Getty Images
Arsène Wenger venceu neste domingo pela primeira vez José Mourinho em um jogo de Premier League
Arsène Wenger venceu neste domingo pela primeira vez José Mourinho em um jogo de Premier League

Com o Chelsea como virtual campeão inglês e o Tottenham praticamente garantido na segunda colocação, a disputa pelas vagas nas competições continentais segue forte entre cinco clubes.

Estamos próximos de um cenário inédito na Premier League e que não acontece na primeira divisão inglesa desde 1978-79: Manchester United e/ou Arsenal fora das quatro primeiras posições.

Pensando em Champions League, os únicos times que dependem apenas de si nessa briga são Liverpool e Manchester City, que se vencerem todas as partidas restantes irão a 76 e 78 pontos, respectivamente. O United pode chegar em no máximo 74, enquanto o Arsenal alcançará 75 com 100% de aproveitamento.

Liverpool - 70 pontos, 36 jogos
Jogos: West Ham (F) e Middlesbrough (C)

Manchester City - 69 pontos, 35 jogos
Leicester (C), West Brom (C) e Watford (F)

Manchester United - 65 pontos, 35 jogos
Tottenham (F), Southampton (F) e Crystal Palace (C)

Arsenal - 63 pontos, 34 jogos
Southampton (F), Stoke (F), Sunderland (C) e Everton (C)

Após derrota, Mourinho nega pressão por Europa League e volta reclamar do calendário

A irregularidade de todos, porém, mantém a disputa totalmente aberta e imprevisível.

Os Reds têm péssimo aproveitamento contra times da parte de baixo da tabela; Os Citizens somaram mais pontos fora do que dentro de casa; Os Red Devils olham para a Liga Europa como favoritos ao título e à consequente vaga nos playoffs ou na fase de grupos da Champions League; E os Gunners... Bem, os Gunners seguem sem saber o futuro.

Arsène Wenger ainda não se manifestou sobre a próxima temporada, quando não terá mais contrato. Já terminará pela primeira vez atrás do grande rival, Tottenham, e pode ficar de fora da Liga dos Campeões pela primeira vez também.

Na Inglaterra, os três primeiros colocados da Premier League garantem vaga na fase de grupos da principal competição europeia de clubes. O quarto na tabela vai para os playoffs da fase preliminar da Champions League, enquanto o quinto para a fase de grupos da Liga Europa. Campeões da FA Cup e da Copa da Liga também se garantem na fase de grupos e na terceira preliminar da Europa League, respectivamente.

No caso do Arsenal, a vaga na Liga Europa já está garantida no mínimo, porque se perder a decisão da Copa para o Chelsea, o lugar na fase de grupos pela FA Cup vai para o melhor colocado do campeonato nacional não classificado para torneios continentais.

Como o United também já se garantiu, porque venceu a Copa da Liga, mas não terminará abaixo da sexta colocação como o Arsenal, o sétimo (Everton atualmente, que não perderá essa posição) ganhará a vaga na terceira fase preliminar da Liga Europa. E logicamente os comandados de José Mourinho lutam pelo título da Europa League para garantirem vaga extra na Champions aos ingleses e uma a menos na Liga Europa (passaria a outro país e não ao oitavo colocado).

Se o vencedor da Champions League se classificar para a fase de grupos da próxima edição pelo campeonato nacional também, automaticamente o campeão da Europa League vai para a mesma fase. Caso isso não ocorra, entra nos playoffs da Liga dos Campeões. Real Madrid, Monaco e Juventus conseguirão isso, somente o Atlético de Madrid ainda oferece risco ao United.

Na prática, para ficar bem claro, onde podem chegar ou já chegaram os times ingleses nas competições continentais de 2017-18:

Chelsea - fase de grupos da Champions League

Tottenham - fase de grupos da Champions League

Liverpool
- fase de grupos ou playoffs da Champions League ou fase de grupos da Europa League

Manchester City
- fase de grupos ou playoffs da Champions League ou fase de grupos da Europa League

Manchester United
- fase de grupos ou playoffs da Champions League ou fase de grupos da Europa League

Arsenal
- fase de grupos ou playoffs da Champions League ou fase de grupos ou terceira preliminar da Europa League

Everton
- fase de grupos ou terceira preliminar da Europa League

Guardiola diz que não esperava que Gabriel Jesus causasse impacto tão rápido no City