Gustavo Hofman

Gustavo Hofman

Nike, Adidas e Under Armour recusam talento do basquete universitário por causa do pai

Gustavo Hofman
LaMelo, Lonzo e LiAngelo: conheça os irmãos mais polêmicos e promissores do basquete universitário

Não há consenso sobre quem será a primeira escolha do próximo draft da NBA. Enquanto muitos apostam em Markelle Fultz, de Washington, outros colocam suas fichas em Lonzo Ball, de UCLA. De qualquer modo, ninguém questiona o talento dos dois e a certeza que estarão na liga profissional na próxima temporada como os dois maiores talentos saídos do basquete universitário em 2017.

Desde que o marketing esportivo surgiu efetivamente com Bo Jackson e Michael Jordan, jamais uma estrela do college basketball chegou na NBA sem contrato com uma marca de tênis. Pode acontecer agora com Lonzo Ball.

A habilidade do armador de UCLA é proporcional à capacidade que seu pai, LaVar, tem para criar polêmicas. A última envolve contatos com Nike, Adidas e Under Armour, que demonstraram interesse em patrocinar seu filho. Depois das conversas com Ball pai, todas empresas desistiram.

Getty
UCLA, de Lonzo Ball, se despediu do torneio da NCAA nas oitavas de final
UCLA, de Lonzo Ball, se despediu do torneio da NCAA nas oitavas de final

"Dissemos desde o início, não estamos procurando um acordo de patrocínio. Estamos procurando um co-patrocinador, um verdadeiro parceiro, mas eles não estão prontos para isso porque não estão acostumados a esse modelo. Hey, a indústria do táxi não estava pronta para o Über também", afirmou LaVar em entrevista à ESPN nos Estados Unidos.

LaVar criou a marca Big Baller Brand, que veste Lonzo e seus dois irmãos - ainda no high school, já compromissados com UCLA e vistos como futuros jogadores da NBA também. Segundo fontes da ESPN, o pai propôs a Nike, Adidas e Under Armour nas negociações que comprassem sua empresa. Além disso, ele já desenhou o primeiro modelo que seria lançado para Lonzo.

"Imagine como seriam ricos Tiger (Woods), Kobe (Bryant), Serena (Williams), (Michael) Jordan e LeBron (James) se eles fizessem as próprias coisas. Ninguém jamais teve a própria marca antes de virar profissional. Nós temos, e eu tenho três filhos, então é muito mais valiosa", explicou. "Não vamos assinar com uma companhia e depois esperarmos por cinco ou seis anos por um tênis como o Paul George teve que esperar com a Nike".

A estratégia de LaVar, agora, é buscar esse parceiro no mercado chinês, ou mesmo empresas de outros segmentos. "Isso inclui o Facebook", garante! Aliás, negociação legítima, apesar de não concordar. Afinal, uma mega empresa do ramo é capaz de lidar melhor com o marketing esportivo do que alguém sem especialização no tema.

Todas as atitudes do patriarca da família Ball vêm gerando polêmicas nos Estados Unidos há alguns meses. Na semana passada, o consultor da Nike George Raveling, em entrevista ao jornal SportsBusiness, afirmou que LaVar é "a pior coisa que aconteceu no basquete nos últimos 100 anos". Recentemente LeBron James rebateu declarações dele sobre os filhos do camisa 23 dos Cavaliers. LaVar já disse, também, que Lonzo Ball é melhor do que Stephen Curry.

Getty/ESPN
LeBron James rebateu frase polêmica de LaVar Ball, pai da promessa Lonzo Ball
LeBron James rebateu frase polêmica de LaVar Ball, pai da promessa Lonzo Ball

Jogador de futebol americano na universidade, LaVar não foi escolhido no draft da liga, mas chegou a assinar contratos com New York Jets e Carolina Panthers para treinos somente. Jamais alcançou se sonho de realmente jogar na NFL. Agora, aparentemente, transforma sua decepção em pressão para os filhos, e essa forma de conduzir a carreira deles assusta.

Talvez seja apenas super proteção de um pai que quer o melhor para eles... Ou então uma pessoa gananciosa e egoísta que ignora aspectos emocionais e anímicos na vida de jovens atletas.