Olha isso...

Olha isso...

Chute mais longo do mundo? Bola vai por cima da cerca e é encontrada em outro país!

ESPN.com.br
Reprodução / BBC
A bola perdida do Banks o'Dee FC
A bola perdida do Banks o'Dee FC

Quem nunca chutou a bola por cima do muro, para fora do campo ou do outro lado da rua?

Aconteceu com o Banks o'Dee FC, pequeno time fundado em 1902 na cidade de Aberdeen, leste da Escócia, e que participa apenas da divisão regional do país. A equipe sub-19 jogava quando a bola voou por cima da cerca e aterrizou no Lago Dee.

Todos já haviam desistido dela quando, tempo depois, um email chegou à diretoria clube: "Olá! Um jogador de vocês com certeza tem um dos melhores chutes de longa distância do mundo!"

Quem assinava era Johnny Mikalsen, morador da ilha de Vanna, na Noruega, a quase 1.800 km de distância do campo do o'Dee.

Divulgação / Banks o'Dee FC
O Banks o'Dee FC lidera a liga regional. Nessa imagem, um incrível gol perdido pela equipe.
O Banks o'Dee FC lidera a liga regional. Nessa imagem, um incrível gol perdido pela equipe.

"Um amigo meu achou a bola com o nome do clube escrito. Ela viajou uma boa distância, estamos a 1.118 milhas ao norte de Aberdeen, em uma ilha chamada Vanna, 10 km de Tromso, capital nortenha da Noruega."

Google Maps
Veja a distância entre Aberdeen, na Escócia, e Vanna, na Noruéga
Veja a distância entre Aberdeen, na Escócia, e Vanna, na Noruéga

E a mensagem ainda acompanhava uma imagem. "Está um pouco suja depois da viagem, mas completamente usável. Veja na foto."

Depois, em entrevista à BBC, Mikalsen disse que a bola foi encontrada perto de galhos arrastados pela água. "Talvez seja possível devolvê-la. Seria legal", disse, e acrescentou que planeja visitar a Escócia.

"É a saga nórdica da bola viajante", disse Tom Ewan, secretário do o'Dee. Ele explicou que a maioria das vezes que algo cai no rio, nunca mais é visto.

O clube ainda espera poder reencontrar a pelota e, quem sabe, chamar os salvadores noruegueses para assistir uma partida da equipe, como convidados de honra.