Fernando Meligeni

Fernando Meligeni

Cada vez mais Federer de ser

Fernando Meligeni, blogueiro do ESPN.com.br
Getty
Roger Federer: festa em Miami após aula de tênis na final contra Nadal
Roger Federer: festa em Miami após aula de tênis na final contra Rafael Nadal

Mais uma vez, Roger Federer deixou o mundo do tênis incrédulo. Incrédulo por sua velocidade de pés, incrédulo por sua frieza nas situações mais complicadas durante a semana e nos BP hoje, incrédulo por jogar nesse nível neste momento de sua carreira.

A expectativa do jogo era gigante. Muito se esperava de um Nadal diferente ou mais ousado. Muito se falava do momento do suíço. Muito se esperava do jogo.

O jogo começou muito bom. Os dois tiveram chances de quebrar e receberam uma portada na cara com ótimas jogadas dos adversários. Logo no primeiro game, Rafa teve duas chances e não conseguiu por que o Federer jogou demais.

O mesmo aconteceu com o Federer. Tentou e não conseguiu por méritos do espanhol. Até o 4/3, os dois tinham tido quatro chances. O set poderia ir para qualquer um dos dois, mas o suíço mais uma vez foi mais agressivo, mais competente e fez a bola certa quando precisava fazer. Ganhou 6/3 e abriu uma cratera na confiança do Nadal.

A partir do segundo, vi um Nadal como sempre lutador e buscando a vitória a cada ponto, mas era clara a tranquilidade do Federer.

O suíço jogou mais, está jogando mais e merece o momento que vive na sua carreira. São três títulos incríveis em dois Master 1000 e um Grand Slam.

A pergunta que mais fazem é como ele mudou de patamar.

Acho que tenho algumas teses:

🎾 1 decidiu ser mais agressivo com a esquerda. Antes, ele trocava e caía para trás, aceitava a pressão e com isso deixava a bola curta primeiro.

🎾 2 ao melhorar a esquerda, está mais agressivo que nunca. Sacando bem e atacando demais com a direita.

🎾 3 e mais importante. Está voando em quadra. Corre em todas, chega em todas e tem a mão como aliada quando está bem posicionado.

🎾 4 e último. A mão do Ljubicic está funcionando. Parceria de sucesso. Trouxe alegria, tranquilidade e agressividade em seu jogo.

Que coisa incrível ver o Federer jogar hoje em dia. Só podemos agradecer e aprender.

Obrigado, Roger Federer, pelas aulas de tênis que você está ministrando ultimamente!