Mauro Cezar Pereira

Mauro Cezar Pereira

Exclusivo: David Luiz fala da volta ao Chelsea, do sucesso de Conte e do sonho da Premier League

Mauro Cezar Pereira, blogueiro do ESPN.com.br
622 a2b8f866 dc62 3a08 a80b ac2c017b0c6b
Adorado pela torcida do Chelsea, David Luiz retribui o carinho de fãs com caronas e presentes

David Luiz era o jogador mais querido da torcida brasileira durante a Copa do Mundo de 2014. Sua participação em várias campanhas publicitárias no país que sediou o Mundial deixava isso evidente. Era natural, o mercado procurava pelo atleta mais carismático entre os convocados por Luiz Felipe Scolari.

A goleada de 7 a 1 da Alemanha e algumas más atuações o marcaram. Por £ 34 milhões (R$ 135 milhões), em agosto de 2016 voltou ao Chelsea, pelo qual foi campeão europeu em 2012, superando Barcelona e Bayern. Retorno surpreendente até - saiu dois anos antes por £ 50 milhões (R$ 200 milhões) para o Paris Saint Germain.

No time do italiano Antonio Conte, que venceu 13 jogos consecutivos, é o zagueiro mais centralizado no sistema que tem um trio no setor. Seguro, firme, sem arrancadas precipitadas, David Luiz vem recuperando o prestígio no líder da Premier League. Por e-mail, ele deu esta entrevista exclusiva ao blog.

622 db64e723 7b2e 3383 82d0 c08128b39230
David Luiz vai na raça e ainda dá caneta antes de sofrer falta

Qual a diferença do Chelsea que você deixou ao sair para o PSG em relação ao que encontrou na volta a Londres?
Eu vivi ótimos anos aqui antes de me mudar para Paris. Sobre a estrutura, o que encontrei não mudou muito. É tudo de alto nível. Nos oferecem as melhores condições para fazer o que a gente a ama, que é jogar futebol.

Retornos assim são raros, qual sua relação com o Chelsea?
Eu amo este clube e vi que se voltei era porque havia uma história para continuar. Não consegui a Premier League na minha primeira passagem e este é um objetivo que tenho agora. De ajudar no que puder para conquistar esse campeonato. Conte tem sido ótimo nesse sentido.

622 d219622f 3fdd 3aa4 863b 24276607a5dd
David Luiz procura, encontra e presenteia torcedora com sua camisa

Como define o atual treinador?
É um dos melhores técnicos com quem já trabalhei. Conhece muito bem as características de cada jogador e a gente segue à risca tudo que ele nos orienta a fazer em campo.

O sistema de três zagueiros, que se transforma em linha de cinco no momento defensivo, protege quem atua na sua posição. Como tem sido essa experiência?
Nós entendemos logo a filosofia e o sistema que Conte gosta de jogar. Ele nos fez entender ainda mais que a dedicação coletiva a um sistema é fundamental para que as individualidades se sobressaiam.

Como funciona?
Sabemos jogar com e sem a bola, tanto no ataque como na defesa. Se estamos sem a bola, todos sabem como defender e, com ela, cada um conhece bem sua função para ajudar o ataque.

Conte é muito vibrante à beira do campo, fale sobre esse lado motivador.
Conte é um técnico que ama o que faz e isso contagia a todos nós, que amamos o futebol. Cada treino e cada jogo é uma manifestação de como vencer e competir é importante para ele, então, para nós, a motivação para manter foco está sempre alta.

622 9107b74c 2c8a 30b6 9dab 8c3a036ab978
DataESPN analisa sistema de marcação do Chelsea: 'Isso é treinamento', diz Mauro

 

Siga aESPNnas redes sociais