Mauro Cezar Pereira

Mauro Cezar Pereira

Cheirinho de vexame em competições internacionais é rotina do Flamengo no Século 21

Mauro Cezar Pereira, blogueiro do ESPN.com.br
Bate Bola relembra eliminações do Fla em Libertadores nos últimos 14 anos

A eliminação do Flamengo para o Palestino, modesto time chileno, em pleno solo brasileiro, não deveria surpreender como à maioria escandaliza. Na realidade é uma rotina do clube em competições internacionais no Século 21.

Seja na Libertadores e agora na Copa Sul-americana, os rubro-negros acumulam eliminações vergonhosas em temporadas diferentes e com elencos distintos. Não é uma marca deste ou daquele grupo de atletas, mas algo que "colou" no clube.

Em 2012 o blog registrou os vexames rubro-negros, que até hoje se acumulam

Em 2008 Cabañas humilhou os flamenguistas que faziam festa para Joel Santana, então embarcando para treinar a África do Sul. Um ano antes o time perdeu de três para o pequeno Defensor e não conseguiu devolver o placar aos uruguaios.

Mauro cobra diretoria para que Fla olhe competições internacionais com 'respeito máximo'

Teve quedas em fases de grupos também, com o caríssimo time dos tempos da grana farta via ISL, em 2002, em 2012 e no pós-conquista da Copa do Brasil, em 2014. Nesta ocasião chegou a empatar com o Bolívar(!) no Rio de Janeiro.

Em 2011 a Universidad de Chile, algoz na Libertadores um ano antes, voltou a cruzar o caminho do Flamengo, desta vez pela Sul-americana. Perdeu pênalti e ainda assim a equipe de Jorge Sampaoli e Vargas humilhou o time de Ronaldinho e Luxemburgo.

'Bate-Bola na Veia' relembra quedas do Flamengo em casa; Mauro analisa

Os certames da Conmebol têm suas peculiaridades. Times aparentemente inofensivos, mas organizados, vêm ao Brasil para jogar tudo o que podem e costumeiramente superam equipes nacionais. O Palestino é mais um a ensinar a velha lição.

Será pra isso que o time busca participar da próxima Libertadores? O Flamengo é um especialista em protagonizar derrotas que cheiram mal, muito mal. Se você acha exagero, veja a lista abaixo, refresque a memória e tampe o nariz.

Que cheirinho é esse?

"La Copa se mira y no se toca"
* Lanterna do grupo com Once Caldas, Universidad Catolica e Olímpia em 2002
* Desclassificado pelo Defensor nas oitavas-de-final em 2007 (0-3 e 2-0)
* Pateticamente eliminado na mesma fase pelo América do México, em 2008 (4-2 e 0-3)
* Eliminado pelo Universidad de Chile em 2010 (2 a 3 e 2 a 1) já nas quartas-de-final
* Novamente a 
Universidad de Chile, que pela Sul-americana fez 4 a 0 no Engenhão e 1 a 0 em Santiago, somando nove gols em quatro confrontos em duas temporadas
* Despachado em 2012 na fase de grupos, mesmo vencendo o Lanús, devido ao 3 a 3 com o Olímpia de Maxi Biancucchi no Engenhão — vencia por 3 a 0 e levou 3 gols em 13 minutos
* Derrotado e eliminado pelo León, na fase de grupos, num Maracanã cheio em 2014 (2-3).
* Eliminado da Copa Sul-americana pelo Palestino (1-0 e 1-2)