Renata Falzoni

Renata Falzoni

Fórum de Bicicleta de Manaus marca recorde de participantes | Bike é Legal

Renata Falzoni

HOME Bike é Legalclique no header para home

Pelo terceiro ano consecutivo, Manaus sediou o Fórum de Bicicleta organizado pelo Pedala Manaus, um coletivo que há quatro anos promove o ciclismo urbano e esportivo na capital do Amazonas. Foram três dias de palestras sobre o tema "A Cidade que temos e a Cidade que queremos", tema esse muito apropriado de ser discutido por todos desse país.

Renata Falzoni
Com sede na capital amazonense, Fórum é promovido pelo Pedala Manaus
Com sede na capital amazonense, Fórum é promovido pelo Pedala Manaus

Zé Lobo, da Associação Transporte Ativo, mais uma vez expôs, sempre em palestras diferentes entre si, novas técnicas e ações positivas que podem ser replicadas para acelerar o necessário processo de mudanças. "Se o poder público não age, a sociedade civil vai lá e mostra o que e como fazer".

Zé fotografa os mínimos detalhes em uma cidade e, com pitadas cheias de humor, ajuda o público a afinar foco, como por exemplo ao analisar a publicidade de dois Shoppings Centers cariocas. O primeiro "do século 20", que premia compras com o cupom de sorteio para um automóvel _ "a maior roubada, IPVA, estacionamento..." e o segundo "do século 21" com o sorteio de 14 bicicletas. As aspas são o Zé falando.

A Transporte Ativo reinventa-se todos os dias e disponibiliza em seu site inúmeros manuais para serem baixados.

Renata Falzoni
Zé Lobo, da Transporte Ativo, palestra no Fórum de Manaus
Zé Lobo, da Transporte Ativo, palestra no Fórum de Manaus

Altamirando de Moraes, o Sub Secretário do Meio Ambiente do Município do Rio de Janeiro, um dos grandes aliados da Transporte Ativo, apresentou um relato detalhado da mobilidade carioca para os Jogos de 2016. A cidade já tem 380 km de ciclovias e contará com 450 km integrados ao transporte público. Em breve, o sistema do Centro, Flamengo Botafogo, Copacabana, Leblon, São Conrado, será ligado ao da Barra com a adequação da Av. Oscar Niemeyer. A ciclovia passará pela borda de fora da avenida, que é um imenso viaduto incrustado na rocha, por sobre o mar. Sem dúvida e modéstia alguma, será a ciclovia urbana mais linda do Planeta, um emblemático cartão postal da Cidade Maravilhosa para o Mundo.

Minha palestra versou sobre a definição de Mobilidade Sustentável pela ótica do Ministério das Cidades, a Política Nacional de Mobilidade Urbana, o Desenvolvimento Orientado para o Transporte copilado pelo ITDP, o recém sancionado Plano Diretor de São Paulo, o CicloviaSP, a implantação dos 400 km de ciclovias segregadas e o rápido processo de resgate do espaço público hoje privatizado pelo uso desiquilibrado do automóvel.

Glaudston Pinheiro, o primeiro gestor de Niterói a implantar estrutura cicloviária naquela cidade, falou sobre o avanço de sua trajetória, dessa vez no Estado do RJ como gerente da Coordenadoria de Planos Regionais com foco na mobilidade sustentável. Glaudson deu uma aula de como encaixar a mobilidade humana em todos os setores.

Renata Falzoni
Programação do Fórum teve palestras e discussões sobre a bike na cidade
Programação do Fórum teve palestras e discussões sobre a bike na cidade

O Professor sobre Rodas Thérbio Felipe traduziu toda a magia por trás do estilo de vida do ciclismo e cicloturismo em uma única palavra: Paz. A poesia simples e por si só revolucionária.
A única autoridade manauara presente foi a secretária Municipal do Meio Ambiente e Sustentabilidade Kátia Schweickardt, agrônoma, mestre em sociedade e cultura na Amazônia, doutora em sociologia e antropologia, sensível à causa dos ciclistas de Manaus.

Kátia não teve papas na língua e iniciou seu discurso dando um pito no seu par carioca Altamirando de Moraes que "logo no primeiro aperto de mão veio dizer que Manaus poderia ter ciclovias", e emendou: "Nós aqui temos outros problemas como a falta de saneamento básico a serem equacionados antes que ciclovias; não precisamos de gente de fora vir aqui dizer o que precisamos fazer".

Renata Falzoni
Terceira edição do evento teve o mote
Terceira edição do evento teve o mote "A cidade que temos e a cidade que queremos"

O pouco tempo de plenária não permitiu que o público argumentasse sobre esse ponto de vista, já que entende-se que todas essas infraestruturas básicas da pasta Sustentabilidade que ela representa devem acontecer concomitantemente, associadas a educação e nunca "uma em vez da outra". A Secretária também não se deu a chance de assistir às palestras de Altamirando e de Zé Lobo, perdeu.

Assim como perderam todas as outras autoridades que, em pleno período eleitoral, não se deram ao luxo de sequer responder aos convites enviados, na base do pedal, pela dedicada equipe do Pedala Manaus.

Veja aqui nesse link mais sobre os detalhes da programação do Fórum cuja organização foi impecável.

 

Equipe que realizou o III Forum de Bicicleta de Manaus:


Coordenação:

- PAULO AGUIAR
- NÁDIA AGUIAR
- SIMONE RUSSO
- RICARDO ROMERO
- WELBY BARROS
- NEYLIANDRA LAVAREDA
- CLÁUDIA VALENTE
- LANNY UCHOA
- MAYK SILVA
- NILTON LEAL
- TUZA MARTINS
- PAULO MARTINS JR.
- AROLDO
- MARILÉIA SEIXAS
- ALEXANDRA COSTA

Voluntários:

- AQUINO
- ISABEL VALENTE
- CECÍLIA XAVIER
- ELCIO OLIVEIRA
- INGRID CAVALCANTE
- ISRAEL FELIX
- LEANDRO COELHO
- LUANA DEMOSTHENES
- MARCELO MELO
- MARCO REIS
- PATRICK CRUZ
- PAULA SANTIAGO
- PRI SOUZA
- RONALDO
- SANDRO FROTA
- DAVISON MOURA
- GIOVANI
- HARLEN

Agradecimento aos Apoiadores:

-Hotel GO INN
-ALEAM - Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas
-CTTM - Comissão de Transportes e Trânsito e Mobilidade
-O CICLISTA ELÉTRICO / SENSE BIKE
-SDS - Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável
-IDESAM - Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas
-Caloi
-Retifica Nacional
-ALFAMA
-ORIGEM
-Bicicletaria Oficebike
-SEMMAS - Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade
-Manaus Ambiental
-CEDOA - CENTRO DE DIAGNÓSTICO OFTALMOLÓGICO DA AMAZÔNIA
-ART DECOR - Móveis sustentáveis
-Restaurante Fish Maria
-Rede Amazônica de Televisão
-Banksia Films