JP Amaral

JP Amaral

9 de maio é o dia De Bike ao Trabalho | Bike é Legal

JP Amaral

HOME Bike é Legalclique no header para voltar a home

Tomar a decisão de ir de bike ao trabalho pela primeira vez é um sentimento parecido com o seu primeiro dia na faculdade, ou o dia em que pediu demissão do seu emprego. É aquele momento em que você sente um friozinho na barriga e repensa várias vezes antes de dar a largada.

Mas isso está longe de ser um enorme desafio ou uma grande aventura. Acontece que temos medo de mudanças e novidades, assim como pedir demissão ou pedalar pela primeira vez ao trabalho. E foi para dar esse empurrãozinho que o Bike Anjo lançou a campanha De Bike ao Trabalho. Trata-se de uma campanha que adota a segunda Sexta-feira do mês de maio como o Dia De Bike ao Trabalho (logo, o dia 9 de maio de 2014). Nesta data, pessoas se engajam para ir de bicicleta para o trabalho e promover iniciativas dentro de sua empresa.

De Bike ao Trabalho
De Bike ao Trabalho, dia 9 de maio
De Bike ao Trabalho, dia 9 de maio

Como funciona?

No site da campanha (debikeaotrabalho.org) é possível encontrar várias ferramentas no método "faça você mesmo", como uma cartilha com os primeiros passos para ir de bike ao trabalho, ideias do que uma empresa ou ONG pode fazer para promover a campanha e até mesmo um modelo de carta para mandar ao presidente da empresa solicitando apoio aos ciclistas. Quem for promover alguma dessas iniciativas (ou ainda outras que vierem em mente) pode inscrevê-las em um mapa com todas as atividades do Brasil.

O Desafio De Bike ao Trabalho #1 - Missão Recicletas

Mesmo os que já pedalam todos os dias ou ainda não sabem pedalar, podem participar da campanha! Para isso, a campanha trará um desafio por semana. E o primeiro é a Missão Recicletas, realizado pela galera do Bike Anjo, Imagina na Copa, Aromeiazero e Cidades para Pessoas.

O objetivo da Missão Recicletas é muito simples: dar vida a uma (ou mais!) bicicleta abandonada e levá-la de volta às ruas. Para isso as pessoas irão arrecadar bicicletas abandonadas na garagem, na varanda ou no bicicletário da sua região, reciclar essas bicicletas (transformando-as em "recicletas") e doar para alguém que queira usá-la. Siga o passo a passo abaixo para saber como se organizar:

De Bike ao Trabalho
Missão Recicletas
Missão Recicletas

Organize um mutirão

Quem quiser ir além, pode propôr um mutirão de reparo de "recicletas" na sua cidade, fazendo com que mais bicicletas sejam arrecadadas e mais pessoas possam sair pedalando por aí. Para entrar em contato com os organizadores, basta preencher o formulário aqui.

E aí? Você encara esse desafio?