JP Amaral

JP Amaral

O que é e como foi o Shimano Fest 2013 | Bike é Legal

JP Amaral

Sempre me rotularam como "ciclista urbano", embora sempre explique que a bicicleta foi (e ainda é) para mim uma ferramenta para ter uma nova visão da cidade e, porque não, do mundo! Mas no último fim de semana, nos dias 7 e 8 de setembro, que de fato entendi essa rotulagem. Não porque me senti mais ciclista, mas pelo adjetivo "urbano". Explico o por quê...
JP Amaral
Shimano Fest 2013
Shimano Fest 2013

Por conta de uma parceria com o Bike Anjo tive a oportunidade de passar dois dias em Mogi das Cruzes, cidade bem próxima da capital paulista, para um dos maiores eventos de bicicleta da América Latina - o Shimano Fest. Já tinha ouvido falar do festival em anos anteriores (esta foi a 4a edição) e me interessava em ir, mas sempre pensava: "poxa, por que fazer um evento tão longe da cidade?" Imaginava eu que isso seria um limitador para a participação dos ciclistas que "pedalavam de verdade", os tais ciclistas urbanos.

A realidade foi completamente outra... Vi no Shimano Fest um universo paralelo ao que vivo no dia a dia, com pessoas que são igualmente (ou mais!) apaixonadas pela bicicleta, mas demonstram isso por modalidades diferentes - o Mountain Bike, o Downhill e as várias outras práticas esportivas do ciclismo. Foram mais de 9 mil pessoas que frequentaram os dois dias de evento para compartilhar essa paixão em comum.

O evento contou com um bicicletário que teve que aumentar sua capacidade da noite para o dia para atender as 1.100 pessoas que chegaram pedalando até o evento, muitas delas vindo de São Paulo!

Os resultados qualitativos foram igualmente intensos. Conversei com atletas, lojistas, representantes de marcas de bicicleta sobre a fantástica sensação de pedalar. Vi, portanto, que aquela ferramenta da qual sempre acreditei me trazer uma cidade diferente, me conectou a pessoas que em teoria rotulamos como de "tribos diferentes".

Então veio a lição: no mundo da bicicleta não tem como estabelecer tribos ou richas, como se fossemos torcedores de times de futebol diferentes. Nossa paixão em comum nos faz olhar de igual para igual, como seres humanos, e compartilhar histórias emocionantes, muitas das quais vocês verão eu trazer aqui no Bike é Legal.

JP Amaral
Shimano Fest 2013
Shimano Fest 2013