Muita diversão no encontro Old School & Iniciante em Taubaté

RUi O.
No sábado dia 26 de março, rolou na cidade de Taubaté no Vale do Paraíba, interior do estado de São Paulo o encontro Old School & Iniciante na única pista pública de madeira do Brasil.

O evento foi na verdade um argumento para colocar a molecada da iniciante e os "tiozinhos" do BMX num mesmo local. No Brasil a grande maioria das pessoas que praticam o esporte, não fazem a mínima idéia de quem foram os pioneiros e quem colaborou de alguma maneira com a história do BMX no Brasil. O encontro serviu para integrar esses grupos e fazer os mais jovens escutar um pouco das histórias de quem fez história no BMX.

Transições à espera dos Old School e Iniciantes.
Transições à espera dos Old School e Iniciantes.
Crédito da imagem: Rui O.
Exposição de bikes da década de 80 e 90.
Exposição de bikes da década de 80 e 90.
Crédito da imagem: Rui O.
Para apimentar um pouco mais a festa, foi realizado um campeonato para os iniciantes e para os Old School. A única regra rigorosa do evento se aplicava apenas para a categoria Old School, só poderiam participar apenas os pilotos com mais de 30 anos de idade. Apesar do clima de brincadeira e muitas risadas, muitos dos participantes levaram a sério suas voltas e mostraram tudo o que aprenderam durante a longa história que tiveram dentro do BMX.

A dupla Flávia Santos e Rui O. na final da megaline.
A dupla Flávia Santos e Rui O. na final da megaline.
Crédito da imagem: Renato Paiva
A princípio, eu Rui Ogawa não iria participar do campeonato, mas do nada surgiu a idéia de inovar e fazer uma volta em dupla. Invadi a volta da Flávia Santos, esposa do Leandro Moreira "Overall" e fizemos a nossa volta que batizamos de mega line. Infelizmente na visão dos juízes a criatividade não contou e nossa nota foi dividida por dois. Na real fizemos uma brincadeira para quebrar o gelo, no final das contas a mega line foi uma das coisas mais divertidas que fiz nos últimos tempos e me fez sentir saudades de andar de bike com mais frequência.

Apesar do calor que fazia dentro do imenso galpão da pista, a ambulância estacionada na porta felizmente não precisou ser mobilizada, apesar de maioria dos pilotos Old School estarem totalmente fora de forma.

Márcio Arouca, mais conhecido como Sapão mostrou todo o seu localismo e tirou várias manobras da manga e fluiu na pista, ficando com a quinta colocação. Em quarto lugar ficou o Argentino radicado em Recife, Pernambuco Alejandro Grego, o Loquillo, veio especialmente para o evento e aproveitou para rever os velhos amigos brasileiros.

Márcio "Cromado", outro local da pista quase botou abaixo a pista do Itaim, ele foi um dos primeiros no Brasil a andar sem freios e não fez diferente no campeonato, colocou toda a sua força no pedal e fez uns backflips na grande mesa da pista sem se preocupar em diminuir a velocidade. Na segunda colocação ficou Hamilton Barreiro de São José dos Campos, cidade próxima de Taubaté, ele fez parte de uma leva de pilotos que não tinha distinção de modalidade, andava no street, park e vertical. Hoje Hamilton continua andando com frequência na pista do Pavilhão em São José dos Campos e mostrou que anda com o rolê afiado fazendo várias linhas de transfer no campeonato.

Márcio Arouca, o Sapão de Taubaté varando a mesa com estilo.
Márcio Arouca, o Sapão de Taubaté varando a mesa com estilo.
Crédito da imagem: Rui O.
Bruno Ramalho, piloto Old da cidade do Rio de Janeiro, trazendo seu flair na transição da mesa.
Bruno Ramalho, piloto Old da cidade do Rio de Janeiro, trazendo seu flair na transição da mesa.
Crédito da imagem: Rui O.
Na primeira colocação ficou o Daniel "Ruivão" da cidade de Campinas, interior do estado de São Paulo. Daniel ainda está na ativa correndo os campeonatos e andando com a molecada de sua cidade e de Amparo, seu rolê está bem atualizado e utilizou muito bem os obstáculos da pista sem maiores problemas.

Molecadinha da iniciante.
Molecadinha da iniciante.
Crédito da imagem: Rui O.
Além das muitas pistas da região, que já valem a viagem, Taubaté e cidades circunvizinhas tem um atrativo que é muito melhor do que as próprias pistas que são os locais, ir para o Vale é sempre diversão garantida e desta vez não foi diferente, foi um sábado cansativo mas extremamente recompensador.

Bruno Tatini
Bruno Tatini invadiu o treino dos velhinhos para mandar um flip na mesa.
Crédito da imagem: Rui O.


Assista abaixo ao vídeo com os highlights do evento por Cris Glass:

Campeonato de New e Old School em Taubaté from crisglass on Vimeo.



Publicidade