Tempo Real

O caminho das águas

ESPN.com.br
Lago das Ninféias - Jardim Botânico de São Paulo
Lago das Ninféias - Jardim Botânico de São Paulo
Crédito da imagem: Patricia Vismara

O planeta Terra – é água!

22 de março. Dia Mundial da Água. 70% da superfície terrestre é composta de água. O corpo humano é constituído de 70% de água. A água irriga e alimenta a Terra, o sangue, que é constituído de 83% de água, irriga e alimenta o corpo. No artigo dois da Declaração Universal dos Direitos da Água, enfatiza que ela é a condição essencial de vida de todo ser vegetal, animal e humano. Sem ela não poderíamos conceber como são a atmosfera, o clima, a vegetação a agricultura.

Desperdício diário
40% do consumo diário acontece no banheiro. Um banho de quatro minutos consome 40 litros de água. Deixar a torneira aberta enquanto se escova os dentes significa um desperdício médio de 5 litros. Vazamentos ou torneiras pingando podem gerar um gasto de 46 litros por dia. O equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e dos seus ciclos.
Pense nisso!

Trilha da Vitória-régia - Jardim Botânico de São Paulo
Trilha da Nascente do Riacho do Ipiranga - Jardim Botânico de SP
Crédito da imagem: Patricia Vismara

Caminhada ecológica
Na reserva de mata atlântica do Jardim Botânico até a nascente do riacho do Ipiranga.
Nada melhor do que se exercitar em pleno contato com a natureza e ainda despertar o interesse pela preservação dos mananciais.
O Jardim Botânico, fica na região Sul da cidade de São Paulo, onde se localiza a reserva de Mata Atlântica do Parque do Estado, que representa mais de 10% do total de áreas verdes da cidade.
A caminhada foi realizada na trilha de terra batizada de “trilha dos bugios”, por ser o local preferido desses animais alegres e brincalhões. A trilha é circundada pela mata fechada do Jardim Botânico que vai até a nascente do riacho do Ipiranga.
De lá, é possível percorrer “o caminho das águas”, da nascente ao afluente.

Nascente do Riacho do Ipiranga - Jardim Botânico de São Paulo
Nascente do Riacho do Ipiranga - Jardim Botânico de São Paulo
Crédito da imagem: Patricia Vismara

O Jardim Botânico de São Paulo completou 82 anos de existência.

Se você ainda não conhece, vale um passeio com a família ao Jardim Botânico que fica na Avenida Miguel Stéfano, 3031 no bairro da Água Funda que esta aberto de terça a domingo, das 9 às 17 horas.

VAMOS CORRER! Sexta-feira, às 21h30, na ESPN Brasil.

Siga o corredor no Twitter.com/wander_olive


Publicidade

Siga aESPNnas redes sociais