Juventus avança para oitavas da Champions; Sporting cai para o Barça e se contenta com Liga Europa

ESPN.com.br
GettyImages
Cuadrado comemora gol da Juventus contra o Olympiacos, na Grécia
Cuadrado comemora gol da Juventus contra o Olympiacos, na Grécia

A rodada final do Grupo D da Uefa Champions League definiu nesta terça-feira a classificação da Juventus para a fase de oitavas de final e a ida do Sporting para a Liga Europa. O Barcelona já estava garantido na primeira colocação e apenas melhorou sua pontuação. Já o grego Olympiacos despediu-se com um ponto.


O Barcelona venceu o Sporting por 2 a 0, no Camp Nou, e assegurou a classificação como primeira colocado do grupo com 14 pontos. A Juventus, que bateu o Olympiacos por 2 a 0, ficou na segunda posição, com 11. O Sporting terminou com sete e disputará a Liga Europa. O Olympiacos foi o lanterna, com um ponto.

O sorteio das oitavas de final da Champions League será no próximo dia 11 de dezembro, na sede da Uefa, em Nyon, na Suíça.

Os duelos de ida estão previstos para ocorrer nos dias 13/14 ou 20/21 de fevereiro. Os confrontos de volta devem ser 6/7 ou 13/14 de março.

  • Olympiacos x Juventus

A partida que mais atraiu a atenção na rodada foi a da Juventus. Isso porque a equipe jogou pressionada para avançar. Vice-campeã na temporada anterior, os jogadores sabiam que uma eliminação poderia ser catastrófica. O torneio europeu é o objetivo principal do time de Turim, cuja última conquista ocorreu em 1995/96. 

A torcida tem perdoado até o início irregular no Italiano, no qual ocupa a terceira colocação, mas exigia uma vitória nesta terça.

O triunfo sobre o Olympiacos por 2 a 0, no estádio Karaiskaki, na cidade grega de Pireu, teve esse efeito duplo. Além de dar a vaga nas oitavas, deve tranquilizar a cobrança sobre os jogadores da equipe italiana. 

O primeiro tento juventino foi marcado por Juan Cuadrado, logo aos 15 minutos da primeira etapa. Aos 45 da etapa final, Bernardeschi ampliou.

  • Barcelona x Sporting
GettyImages
Alcácer comemora tento do Barcelona contra o Sporting, no Camp Nou
Alcácer comemora tento do Barcelona contra o Sporting, no Camp Nou

No outro jogo desta tarde a missão do Sporting era bastante ingrata. Além de torcer para um tropeço dos juventinos, tinha de derrotar o Barcelona, no Camp Nou. O rival já estava assegurado no mata-mata e com a primeira colocação do Grupo D assegurado, mas era claro que não desapontaria sua própria torcida. Venceu por 2 a 0.

O jogo em Barcelona mostrou-se bem equilibrado durante o primeiro tempo e nem tanto na etapa final, quando o time da casa abriu o placar, aos 12 minutos.

Na jogada, Rakitic cobrou escanteio fechado, Alcácer desviou de cabeça e a bola foi para o fundo do gol.

Aos 45, o segundo gol aconteceu e por pura infelicidade do Sporting. Digne fez o cruzamento rasteiro, Mathieu tentou cortar a bola, mas acabou desviando ela para próprio gol do Sporting. Placar final, festa espanhola e tristeza portuguesa.