Ranking dos treinadores: Fábio Carille é o melhor do Campeonato Brasileiro de 2017

ESPN.com.br

Prêmio ESPN Bola de Prata Sportingbet: Fábio Carille, do Corinthians, ganha Prêmio Telê Santana de melhor técnico do Brasileiro 2017

Pelo segundo ano consecutivo, a Universidade do Futebol e a ESPN realizam o Ranking dos Treinadores do Campeonato Brasileiro. A ferramenta foi elaborada depois de três anos de estudos e avalia os comandantes de todos os times que disputam o campeonato nacional por meio de critérios objetivos de desempenho.

Para desenvolver o Ranking dos Treinadores, a Universidade do Futebol passou a analisar os dados dos últimos oito anos do Campeonato Brasileiro. O ranking consiste na soma de pontos para diferentes critérios como vitórias dentro e fora de casa, número de gols marcados e sofridos e ainda mensuração da disciplina por intermédio do número de cartões recebidos pela equipe, incluindo o próprio treinador.

Divulgação
Classificação final do Ranking dos Treinadores de 2017
Classificação final do Ranking dos Treinadores de 2017
  •    Sport 1 x 0 Corinthians  

Veja o gol da vitória do Sport sobre o Corinthians por 1 a 0 pelo Brasileiro

Em jogo morno dentro de campo o Sport fez prevalecer sua força histórica como mandante (61% de aproveitamento) e bateu o campeão Corinthians repleto de reservas. Os 3 pontos foram fundamentais para o Leão se manter na Série A do Brasileirão. Com a vitória Daniel Paulista, após idas e vindas como treinador, agrega o mérito de não ter sido rebaixado, além de melhorar seu retrospecto individual conquistando pontos para o ranking final.

Já o Corinthians foi ao Recife optando por fazer experiências com jogadores que tiveram poucas oportunidades de jogarem durante o campeonato. Mas a motivação dos suplentes não foi suficiente para bater o Sport na Ilha do Retiro e, assim, melhorar seu bom retrospecto como visitante nesse ano (54,39%). Fábio Carille, apesar da derrota, termina o ano com uma campanha bastante positiva e até surpreendente para quem estreia como treinador principal na Série A e já conquistando este importante título nacional para o alvinegro de Parque São Jorge.

  •    Vitória 1 x 2 Flamengo     

Assista aos gols da vitória do Flamengo sobre o Vitória por 2 a 1!

O Vitória entrou em campo sabendo que precisava vencer o Flamengo se não quisesse depender de outros resultados. O fraco retrospecto do alvinegro baiano como mandante nessa edição (apenas 24,56%) colocava uma tensão extra para esse jogo derradeiro e decisivo. A derrota em casa aconteceu mais uma vez e nos últimos instantes da partida, mas o rebaixamento não. Beneficiado pelos outros resultados e por uma excelente campanha como visitante (50,88% de aproveitamento), o Vitória permanece na Série A para o ano que vem. Vagner Mancini, por sua vez, não conseguiu melhorar sua média, perdeu mais pontos no Ranking, mas termina o ano em uma posição intermediária que merece destaque.

O Flamengo precisava de um bom resultado para sonhar com a vaga na Libertadores. O resultado veio de virada no final do jogo. Esse feito pode deixar a equipe menos pressionada para vencer a final Copa Sul-Americana contra o Independiente-ARG. Rueda conquistou importantes pontos nessa rodada e levou seu time a um resultado acima da média como visitante na competição (35,09%). Mesmo assim, a posição final no Ranking dos Treinadores não é algo para comemorar.

  •    Atlético-PR 3 x 0 Palmeiras    

Veja os gols da vitória do Atlético-PR sobre o Palmeiras por 3 a 0 pelo Brasileiro

Para se despedir condignamente no campeonato brasileiro, o Atlético-PR precisava conquistar uma vitória contra o Palmeiras. Ela veio com muito mais tranquilidade do que se podia imaginar. Os 3 a 0, além de deixar os jogadores e toda a sua torcida bastante satisfeita com esse grande resultado, deixou também seu treinador Fabiano Soares em uma posição digna no Ranking dos Treinadores.

Já para o Palmeiras, campeão brasileiro em 2016, restava o consolo de conquistar o vice-campeonato na última rodada da competição. Mas isso não foi possível, jogando contra um mandante forte na história do campeonato. O Palmeiras não conseguiu demonstrar sua força de visitante pontuador nessa edição (42,11%), cujo desfecho ficou longe do que sua torcida esperava. Alberto Valentim se despede do comando do time com uma derrota amarga e que fragiliza essa sua passagem pelo clube esmeraldino.

  •     Botafogo 2 x 2 Cruzeiro     

Assista aos gols do empate entre Botafogo e Cruzeiro em 2 a 2!

A missão do Botafogo era clara. Vencer e não depender de mais nada para estar na Libertadores. O resultado não veio e os demais jogos não ajudaram. Para 2018 restou a Copa Sul-Americana para o alvinegro carioca. A derrota também tirou pontos importantes de Jair Ventura, diante dos últimos resultados negativos, não conseguiu manter o nível que a equipe mostrou em alguns momentos do campeonato. A posição final no Ranking poderia ter sido melhor se sua equipe tivesse conseguido resultados mais positivos nessa etapa final da competição.

Por sua vez, o Cruzeiro, sem qualquer tipo de pressão, surpreendeu o Botafogo, jogando com a intenção de buscar um resultado positivo. Com disposição o time celeste consegue encerrar a competição mantendo um bom rendimento, mesmo quando se considerava como natural um relaxamento após conquistar recentemente a Copa do Brasil. Mano Menezes ganhou mais alguns pontos na rodada, mas não conseguiu se afastar de uma posição intermediária no Ranking dos Treinadores.

  •     Chapecoense 2 x 1 Coritiba     

Brasileiro: Gols de Chapecoense 2 x 1 Coritiba

O jogo era decisivo para as duas equipes e a Chapecoense acreditou até o final que podia sonhar com a Libertadores do ano que vem. A vitória veio de virada e já nos descontos, quase como uma homenagem a um clube que há exatamente 1 ano perdia quase todos os seus atletas em um trágico desastre aéreo e na última rodada da competição comemora um lugar na Pré-Libertadores sem depender de ninguém. Gilson Kleina confirmou, com o resultado, uma excelente campanha no comando da Chape e conquistou importantes pontos para o Ranking dos Treinadores.

Do outro lado o Coritiba precisava reverter a sua fraca campanha como visitante (29,82%) e só a vitória interessava. O fato da equipe coxa-branca abrir o placar dava a impressão que conseguiria seu objetivo. Mas a virada sofrida nos instantes finais da partida foi um baque muito forte para as pretensões do clube paranaense, que no próximo ano voltará a disputar a Série B do campeonato brasileiro. Marcelo Oliveira perdeu também pontos importantes na rodada e termina, assim, como o seu time, nas últimas posições do Ranking dos Treinadores. 

  •     Atlético-MG 4 x 3 Grêmio     

Veja os gols de Atlético-MG 4 x 3 Grêmio

Em um jogo muito movimentado e com diversas mudanças no placar, o Atlético-MG manteve a esperança de Libertadores com uma vitória conquistada com muito esforço. Agora resta torcer pelo Flamengo na final da Copa Sul-Americana. Oswaldo de Oliveira sacramentou sua boa campanha frente ao Galo com mais uma vitória e se consolidou em uma boa posição no Ranking dos Treinadores.

O Grêmio, ainda em ritmo de festa pela conquista da Libertadores, jogou com um time alternativo e, mesmo assim, conseguiu realizar uma partida de bom nível, mostrando que está formando um elenco forte pela qualidade demonstrada pelos seus reservas e que podem ser aproveitados nas próximas temporadas. Renato Gaúcho, ainda comemorando o título de quarta passada, não foi a Belo Horizonte e viu pela TV a excelente jornada de seus jovens jogadores, mas termina entre os primeiros do Ranking dos Treinadores. 

  •     São Paulo 1 x 1 Bahia    

Veja os gols do empate entre São Paulo e Bahia por 1 a 1 pelo Brasileiro

O jogo acabou tendo mais destaque pela despedida do uruguaio Lugano, veterano ídolo do São Paulo, do que pela briga pela Libertadores. O Morumbi ficou lotado e viu o tricolor paulista sair na frente, mas cedendo o empate no final. Dorival Jr. termina o ano aliviado por ter segurado o time na Série A, mas com uma posição incômoda no Ranking dos Treinadores.

O Bahia mais uma vez mostrou a sua força nessa parte final do 2o Turno e arrancou um empate frente ao São Paulo, com um histórico expressivo jogando em casa (61,40%). Termina o ano de 2017 em alta com permanência na Série A e com direito a disputar a Copa Sul-Americana no próximo ano. Paulo César Carpegiani tem o mérito de ter conseguido reerguer o tricolor baiano, com uma campanha de recuperação a ser comemorada. 

  •   Vasco 2 x 1 Ponte Preta  

Assista aos gols da vitória do Vasco sobre a Ponte Preta por 2 a 1!

Em um jogo em que se apresentava como grande favorito, o Vasco não teve muitas dificuldades para conquistar os 3 pontos em seus domínios. A vitória aproxima a equipe cruzmaltina do direito de participar da Libertadores do ano que vem. Agora resta saber se na Pré-Libertadores ou na Fase de Grupos. Por sua vez, Zé Ricardo termina o ano com a certeza de ter realizado um trabalho sólido e digno de elogios. A rodada consolida uma posição de destaque no Ranking dos Treinadores.

A Ponte Preta já rebaixada não conseguiu fazer frente a equipe vascaína, bem mais motivada e focada na partida. Mais uma derrota para sacramentar sua péssima campanha como visitante (15,79%) e a certeza de que o rebaixamento veio exatamente pelas atuações fora de Campinas. Eduardo Batista teve muitas dificuldades e problemas nessa sua passagem pela macaca e termina a competição sem ter o que comemorar e nas últimas posições do Ranking dos Treinadores.

  •      Santos 1 x 1 Avaí     

Assista aos gols do empate entre Santos e Avaí em 1 a 1!

No jogo de despedida do Santos no campeonato, o alvinegro praiano não conseguiu sustentar o seu excelente aproveitamento como mandante (70,18%) e cedeu o empate ao Avaí. Com isso, Elano que provavelmente não continuará no comando da equipe, perdeu a oportunidade, facilitada pela derrota do Palmeiras, de conquistar o vice-campeonato nessa temporada.

O Avaí entrou na rodada precisando de uma combinação de resultados para se salvar do rebaixamento, além de vencer fora de casa o Santos. A tarefa, logicamente, não era fácil para quem tinha um aproveitamento de 33,33% como visitante, mas o time de Santa Catarina não desistiu e lutou até o fim. O empate foi digno, mas não foi o suficiente. 2018 será um ano de Série B. Claudinei Oliveira, apesar do rebaixamento, termina o ano como um dos 6 treinadores que comandaram o mesmo time durante todo o campeonato e com uma posição no Ranking dos Treinadores compatível com o rendimento da equipe. Fica o mérito de ter lutado até os últimos minutos para manter a sua equipe na elite do futebol brasileiro.  

  •     Atlético-GO 1 x 1 Fluminense    

Brasileiro: Gols de Atlético-GO 1 x 1 Fluminense

Jogando para se despedir com dignidade da elite do futebol brasileiro, o Atlético-GO, com 29,82% de aproveitamento como mandante nessa edição, conseguiu um empate com o Fluminense. João Paulo Sanches, apesar de estar no comando de um time que foi rebaixado, conquistou alguns pontos importantes e termina em uma posição honrada no Ranking dos Treinadores.

O Fluminense, livre do risco de rebaixamento e já sem muito foco para o seu último compromisso no campeonato, manteve seu retrospecto como visitante ao empatar com o último colocado. O experiente treinador Abel Braga teve que enfrentar diversos problemas na competição e, ao menos, conseguiu manter o time na Série A e pode se preparar melhor para o ano que vem, caso permaneça no tricolor carioca.