Jornal: Peru pode ser excluído da Copa e ser substituído por Itália ou Chile

ESPN.com.br
O Peru está na Copa! Após classificação, torcedores tomam as ruas de Lima em festa; assista!

Segundo o jornal Libero, existe a chance do Peru ser excluído da Copa do Mundo de 2018, sendo substituído por Itália ou Chile, que ficaram pelo caminho nas eliminatórias e, ao menos na teoria, estão fora do próximo Mundial. 

Isso ocorreria se for aprovado um projeto apresentado pela congressista Paloma Noceda, no qual a FPF (Federação Peruana de Futebol) perderia sua autonomia e passaria a ser controlada pelo Governo.

Como a Fifa não permite ingerência governamental nas Federações associadas, o Peru seria automaticamente desfiliado da entidade, abrindo caminho para o Chile (atual 10º colocado do ranking da Fifa) ou para a Itália (14ª), que são as duas seleções melhores colocadas no ranking da organização que estão fora da Copa.

"Se uma associação (dos 32 classificados) se retirar ou for excluída da competição, o Comitê Organizador da Fifa decidirá sobre o assunto e tomará as medidas que considere necessárias. O Comitê pode, inclusive, decidir substituir a associação em questão por outra associação filiada", diz o artigo 7 do regimento da Fifa.

A notícia publicada pelo Libero repercutiu imediatamente na imprensa italiana. O jornal Corriere dello Sport, por exemplo, comentou a possibilidade da Azzurra ir para a Copa da Rússia no "tapetão". 

Reprodução
Jornal Libero, do Peru, diz que seleção pode ser excluída da Copa do Mundo de 2018
Jornal Libero, do Peru, diz que seleção pode ser excluída da Copa do Mundo de 2018

"A Itália no Mundial graças ao Peru? Se isso se tornar realidade, devemos agradecer a Paloma Noceda, presidente da Comissão de Educação, Juventude e Esporte no Parlamento de Lima, que apresentou esse projeto de lei", diz o diário.

No entanto, o projeto de Noceda não conta com tanta aprovação e no momento está travado, o que desanimou os italianos.

"Apenas reportamos o que diz o jornal peruano, apesar de não acreditarmos que essa situação vá acontecer", salienta. 

Veja os gols da vitória do Peru sobre a Nova Zelândia por 2 a 0 pela repescagem da Copa do Mundo

O Peru se classificou no campo ao terminar as eliminatórias da Conmebol em 5º lugar, ganhando o direito de disputar a repescagem contra a Nova Zelândia. Após empate por 0 a 0 na ida, os peruanos ganharam por 2 a 0 na volta, em Lima, e voltaram ao Mundial após diversas edições ausentes.

"Seria algo catastrófico ficar fora do Mundial depois de ter sofrido tanto para conseguir a classificação", afirma o Libero.