Campeã de Wimbledon em simples e lendária duplista, Jana Novotna morre aos 49 anos

ESPN.com.br
Getty
Jana Novotna abraça o troféu de campeã de Wimbledon em 1998
Jana Novotna abraça o troféu de campeã de Wimbledon em 1998

O mundo do tênis amanheceu mais triste nesta segunda-feira.

Morreu aos 49 anos em Brno, sua terra-natal, a tcheca Jana Novotna após uma longa batalha contra um câncer, revelou a WTA, associação das jogadoras.

Com apenas 6 meses, filha de John Peers rouba a cena dentro troféu conquistado pelo pai no ATP Finals

Novotna foi uma das grandes atletas na década 1990, alcançando o número 2 do mundo em 1997 e conquistando o título de Wimbledon em simples no ano seguinte.

A nascida na antiga Tchecoslováquia, porém, se tornou uma lenda em duplas: foram 76 títulos, sendo 12 em Grand Slams (dois no Australian Open, três em Roland Garros, quatro em Wimbledon e três no US Open) tendo como parceiras a conterrânea Helena Sukova, as norte-americanas Gigi Fernández e Lindsay Davenport, a espanhola Arantxa Sánchez-Vicario e a suíça Martina Hingis. Com esse repertório, liderou o ranking de duplas.

Assista aos lances da vitória de Grigor Dimitrov sobre David Goffin por 2 sets a 1!

Novotna ainda ganhou quatro Majors em duplas mistas, conquistou três medalhas olímpicas e a Fed Cup em 1988, totalizando 100 títulos na carreira.

Ela foi introduzida ao Hall da Fama do Tênis em 2005 e nos últimos anos estudava para se tornar técnica.

Fernando Meligeni analisa Wozniacki após título do WTA Finals: 'Ela se reinventou um pouco'

"Jana foi uma inspiração tanto dentro quanto fora dos quadras para qualquer um que teve a oportunidade de conhecê-la. Sua estrela sempre brilhará mais forte na história da WTA. Nossas condolências e pensamentos estão com a família de Jana", disse o chefe-executivo da WTA, Steve Simon.

Em uma das suas últimas entrevistas, Novotna ressaltou há dois anos, quase uma década e meia depois da aposentadoria, que amava profundamente o tênis.

"O tênis me deu absolutamente tudo e depois destes anos segue me preenchendo", comentou a jogadora tcheca, que baseou seu jogo em um agressivo saque-e-voleio, um estilo atualmente em desuso.