Medalhista olímpica muçulmana dos EUA inspira criação da primeira Barbie com véu

espnW.com.br

Divulgação
Medalhista olímpica histórica dos EUA, Muhammad ganhou versão da boneca Barbie
Medalhista olímpica histórica dos EUA, Muhammad ganhou versão da boneca Barbie

Primeira mulher muçulmana-norte-americana a defender os EUA em uma Olimpíada usando hijab (véu), nos Jogos do Rio de Janeiro-2016, a esgrimista Ibtihaj Muhammad se tornou uma das vozes mais influentes no esporte, símbolo no combate contra a xenofobia. E agora suas mensagens inclusivas e de igualdade serão representadas em uma boneca. A fabricante Mattel se inspirou na atleta para criar a primeira Barbie na história a vestir um hijab.

A boneca semelhante à Muhammad é parte da coleção Barbie Shero - mistura de She (Ela) com hero (Herói) –, que já teve, também, o rosto da ginasta Gabby Douglas. A novidade foi no Glamour Women os the Year, realizado nessa segunda-feira, em Nova Iorque. A esgrimista posou para fotos com sua Barbie na mão e agradeceu pela homenagem.

“Já tive muitos momentos como atleta em que me senti excluída. Então, é muito emocionante para mim que eu, como atleta olímpica muçulmana dos Estados Unidos, tenha inspirado uma marca como a Mattel a apoiar a diversidade e lançar a Barbie com hijab.”

A boneca tem não só o véu islâmico como, também, o capacete, o tênis esportivo e a esgrima. “Sempre brinquei de Barbie e quanto mais diversidade as bonecas oferecerem, mais história inspiradoras vão ajudar a criar. Estou orgulhosa em saber que meninas de todos os lugares poderão brincar com uma Barbie com hijab. É um sonho de infância virando realidade”.

Nos últimos anos, a marca vem tentando diversificar suas bonecas, criticadas por incentivar um padrão estético de beleza feminina. No ano passado, a companhia anunciou uma linha de Barbie de diferentes altura e curvas. A campanha Shero celebra mulheres pioneiras e inspiradoras para as novas gerações.

“Muhammad é uma inspiração para um sem número de garotas que nunca se viram representadas. Ao honrar sua história, nós esperamos que esta boneca as lembre que podem ser e fazer o que quiserem", ressaltou a vice-presidente de marketing da Mattel, Sejal Shah Miller, em um comunicado.

A esgrimista não só competiu nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro como subiu ao pódio. Muhammad se tornou, então, a primeira atleta muçulmana-norte americana a conquistar uma medalha olímpica pelos Estados Unidos usando o véu característico de sua religião, com o bronze no sabre por equipe. Sua Barbie estará à venda a partir de 2018.