O sofrimento de dono de ‘bar do Real’ vizinho ao estádio do Atlético de Madri

ESPN.com.br
Zidane defende Cristiano Ronaldo e Benzema por seca de gols no Espanhol: 'Vamos manter a calma'

Atlético de Madri e Real Madrid se enfrentam neste sábado, às 17h45 (de Brasília), pela 12ª rodada do Campeonato Espanhol e tem um torcedor blanco em especial que já sofre por antecipação: Joaquín Vázquez.

É dele um bar que é um verdadeiro museu do Real, com camisas, fotos, pôsteres e cachecóis dos mais variados tipos. O problema é que o estabelecimento fica a menos de um quilômetro do Wanda Metropolitano, estádio do grande rival madrileno.

Agora, Vázquez vive um drama. Afinal, este é o primeiro clássico entre ambos na recém-inaugurada casa do "Atleti" e muitos torcedores rojiblancos chegaram a fazer ameaças ao dono do bar.

"Vivo dérbis aqui há 31 anos e sempre tudo correu muito bem. Mas agora, com o Wanda por aqui - e sempre digo que foram eles que 'invadiram minha casa', não o contrário -, eu os irrito. Sou uma pessoa pacífica, me dou bem com todos e eles comigo. Mas recebi algumas mensagens pela internet com ameaças e estou um pouco assustado. A ponto de que ainda não decidi se vou abrir ou fechar no sábado", disse Joaquín, em entrevista ao jornal espanhol Marca.

Maria José Molando, sua mulher, só não foi citada nas ameaças porque é torcedora fanática dos colchoneros. "Dá medo porque, nas ameaças, diziam que não fariam nada comigo por ser torcedora do Atlético, mas a ele [Joaquín], sim. Mesmo assim, digo a ele que temos que abrir, porque é o negócio da nossa vida e faltam apenas alguns anos para nos aposentarmos", argumentou.

Reprodução/site Marca
Bar de Joaquín é um verdadeiro recanto do Real Madrid
Bar de Joaquín é um verdadeiro recanto do Real Madrid

"É uma pena que tenhamos que fechar por causa disso. Espero que tudo fique apenas na ameaça, seja uma coisa passageira, porque não me preocupo comigo mesmo, mas com meus clientes. Pode haver crianças, idosos...", lembrou Joaquín.

"As pessoas que venham aqui, do Atlético, do Real ou do Barcelona, serão todos bem recebidos e que venham desfrutar da partida", pediu.

O dérbi terá interferência direta na tabela de classificação do Espanhol. Isso porque ambos os rivais estão juntos na tabela, com 23 pontos cada - o Real é o terceiro por conta do saldo de gols maior. Quem vencer deixará o outro para trás na briga pelo título. O Barça é o líder do torneio nacional, com 31 pontos.