Corinthians com 99% pelo título e a luta contra o rebaixamento; veja as chances dos clubes no Brasileiro

ESPN.com.br

Gazeta Press
Corinthians tem 99% de chances de conquistar o título
Corinthians tem 99% de chances de conquistar o título


Com a vitória diante do Avaí no último sábado, o Corinthians ficou ainda mais perto de conquistar o título do Campeonato Brasileiro. Segundo as projeções do Soccer Power Index (SPI), índice da ESPN (entenda como funciona abaixo), o time de Fábio Carille possui agora 99% de chances de erguer o troféu da competição nacional.

Após a derrota diante da Chapecoense na Arena Condá na segunda-feira, o Santos deu adeus às chances matemáticas de conquistar o título. Faltando quatro rodadas para o término do torneio, o time santista não tem mais como alcançar o líder Corinthians. O Santos até poderia chegar aos 68 pontos somados pelos corintianos, mas ficaria em desvantagem no número de vitórias. O Corinthians já obteve 20 vitórias, e o Santos poderia chegar no máximo a 19 triunfos.


Duas equipes ainda alimentam esperanças de tirar o título do Brasileiro do Corinthians: Grêmio e Palmeiras. O time gaúcho é o segundo colocado, com 58 pontos, e o time alviverde é o terceiro, com 57. De acordo com as projeções do Soccer Power Index, porém, as chances das duas equipes não ultrapassam 1%.

Considerando a parte de baixo da tabela, o Atlético-GO, lanterna com 30 pontos, ganhou sobrevida após o triunfo sobre o Sport, mas as suas chances de cair para a Série B passam a barreira de 99%. Das outras equipes que permanecem no Z-4, o Avaí tem 97% de chances de queda, o Sport 82% e a Ponte Preta 81%.

Furada de Clayson, engrossada de Maicon, escorregão de Allione e mais; veja os lances curiosos da rodada

O Vitória, que ocupa a 16ª colocação, com 39 pontos, respira um pouco mais aliviado, tendo 21% de chances de ser rebaixado. Outros times que ainda correm algum risco são: Coritiba (16%), Fluminense (2%), Chapecoense, São Paulo, Atlético-PR, Bahia e Atlético-MG (todos estes com porcentagem que não chega a 1%).

Entendo o Soccer Power Index

O Soccer Power Index (SPI) é um índice criado pela ESPN em 2009, com a proposta de analisar o futebol unindo perspectivas objetivas e subjetivas. Atualmente, a ferramenta tem ranking de 24 ligas nacionais de futebol, incluindo a Série A do Brasileiro, e ainda acompanhará a Champions League e a Liga Europa.

Confira os palpites do 'Linha de Passe' para a 35ª rodada do Campeonato Brasileiro

A metodologia dos números usa quatro fatores básicos a cada partida – que envolvem os gols marcados e finalizações – para avaliar as performances dos times, criando medições ofensivas e defensivas. Esses índices, então, permitem o cálculo das probabilidades de vitória, empate ou derrota em cada jogo.

Com essas projeções, a ferramenta simula as possibilidades para os duelos futuros e, seguidamente, a temporada milhares de vezes para determinar as chances de cada time ser campeão – ou rebaixado.

Riscos de rebaixamento:

9º - Bahia - 46 pontos: menos de 1%

10º - Atlético-MG - 46 pontos: menos de 1%

11º - São Paulo - 45 pontos: menos de 1%

12º - Atlético-PR - 45 pontos: menos de 1%

13º - Chapecoense - 44 pontos: menos de 1%

14º - Fluminense - 43 pontos: 2%

15º - Coritiba - 40 pontos: 16%

16º - Vitória - 39 pontos: 21%

17º - Sport - 36 pontos: 82%

18º - Ponte Preta - 36 pontos: 81%

19º - Avaí - 35 pontos: 97%

20º - Atlético-GO - 30 pontos: mais de 99%.