Conheça o barre fit, modalidade que une balé clássico, pilates e exercícios aeróbicos

Divulgação
[]

Para quem está cansando de fazer sempre a mesma sequência de exercícios nos aparelhos da academia, uma boa opção para perder peso e tonificar o corpo é apostar na dança. Dentre as principais modalidades, está o Barre Fit, atividade que combina movimentos de balé, pilates e ginástica aeróbica.

De acordo com Anny Perri, instrutora de Barre Fit da academia 2 Spin, a atividade é uma modalidade que veio da adaptação do balé clássico com foco no tônus muscular e na elevação cardíaca.

“Ao contrário do balé clássico, o Barre Fit trabalha o condicionamento físico por meio de precisão e repetição dos movimentos, utilizando o peso do próprio corpo e alguns acessórios como faixa elástica, mini band, halteres, overball. Desta forma, a metodologia mescla passos técnicos do balé, feitos na barra, aliados à exercícios específicos de fitness, como agachamentos, abdominais e flexões”, explica.

Barre Fit, a modalidade que une balé clássico, pilates e exercícios aeróbicos

Abaixo, a profissional destaca seis benefícios do Barre Fit:

1.       Ajuda a perder peso – dentre os principais benefícios da atividade, está a perda de peso. Estima-se que durante uma hora de aula no nível avançado, sejam gastas, em média, 740 calorias.

2.       Melhora a postura – a atividade trabalha os principais músculos responsáveis pela manutenção da postura, como peitorais e costas, melhorando não somente a postura corporal, mas também o alongamento de músculos e flexibilidade.

3.       Aumenta da flexibilidade – por depender de amplitude e alongamento, o Barre Fit contribui para músculos mais fortes e elásticos, diminuindo, assim, os riscos de lesões.

4.       Fortalece os músculos – a prática mistura diversos movimentos como agachamento, pequenos saltos, sustentação e força, que ajudam a fortalecer os membros superiores e inferiores, trabalhando com musculatura profunda e superficial.

5.       Promove a sensação de bem-estar – durante o exercício, o corpo libera endorfina, substância natural produzida pelo cérebro durante e depois de uma atividade física que regula a emoção e a percepção da dor, ajudando a relaxar e proporcionando prazer.

6.       Não há restrição – desde que não haja restrição médica ou comprometimento de joelho, quadril ou articulações, o Barre Fit pode ser realizado desde adolescentes até idosos.