Duelo Messi x CR7 nunca foi tão importante como será nesta temporada

Igor Resende, do ESPN.com.br
Compare os números de Messi e Cristiano Ronaldo desde que o português chegou no Real Madrid

A temporada 2017/18 marcará o tira-teima do século. Afinal, quem é o melhor jogador: Cristiano Ronaldo ou Lionel Messi?

Será o ano do desempate. O português foi eleito o melhor do mundo nesta segunda-feira e deixou tudo igual no duelo particular com o argentino, com cinco troféus individuais para cada um.

Desta vez, o duelo individual tem uma pitada ainda mais interessante chamada Copa do Mundo.

Lionel Messi (30 anos) e Cristiano Ronaldo (32) já estão classificados para o que, considerando a idade de cada um, talvez seja o último Mundial de cada um no mais alto nível.

E os dois chegam em pé de igualdade. Portugal até sofreu um pouco menos para se classificar, nas a Argentina sempre é vista como um dos melhores elencos do mundo. Em princípio, são duas seleções que podem surpreender, apesar de não estarem entre as principais favoritas.

Neste tipo de ano, o desempenho na Copa do Mundo costuma ser muito importante para definir quem será o melhor jogador. Mas, claro, está longe de ser o único quesito.

Cristiano Ronaldo comemora 5º prêmio de melhor do mundo: 'Me dá motivação para poder continuar'

E as disputas caseiras, como sempre, devem ser fundamentais. Ainda mais porque os dois brigam diretamente por todos os troféus.

Na primeira final do ano, melhor para Ronaldo, que conquistou a Supercopa da Espanha com direito até a um atropelo para cima do Barça – mesmo com o português fora do segundo jogo por ter sido expulso no primeiro.

Melhor do mundo pela 5ª vez, Cristiano Ronaldo celebra: 'Onze anos que estou aqui no palco'

Mas, claro, a disputa ainda terá duelos diretos no Campeonato Espanhol (hoje, o Barça lidera com 5 de vantagem para o principal rival), Copa do Rei (a disputa começa nesta semana) e, principalmente, Uefa Champions League (onde ambos os times estão com um pé nas oitavas de final).

Ronaldo ainda disputa o Mundial de Clubes da Fifa.

  • Até agora...

Por enquanto, como dito, Ronaldo leva a vantagem no número de troféus, com a Supercopa da Espanha ganha justamente em cima de Messi. Além disso, o português ainda atuou alguns minutos na conquista da Supercopa da Uefa, para cima do Manchester United, e já abriu uma vantagem de 2 a 0. 

Individualmente, porém, é o argentino quem parece levar vantagem até aqui.

De golaço em golaço, os dez anos de Ronaldo e Messi como melhores do mundo

Não por menos: Messi vem tendo o melhor começo de temporada de sua carreira. Até agora, são 15 gols e quatro assistências em 14 jogos pelo Barcelona. Soma-se a isso a atuação sensacional diante do Equador, com os três gols que colocaram a Argentina na Copa do Mundo.

Ronaldo teve o começo de temporada atrapalhado por uma suspensão. Até agora, tem 7 gols e uma assistência em 10 jogos pelo Real.