Cristiano Ronaldo é eleito o melhor do mundo pela Fifa pela 5ª vez e empata com Messi

ESPN.com.br
De golaço em golaço, os dez anos de Ronaldo e Messi como melhores do mundo


O atacante português Cristiano Ronaldo recebeu das mãos de Diego Maradona e Ronaldo Fenômeno o troféu de melhor jogador da temporada 2016/17, na tarde segunda-feira, na cerimônia Fifa The Best, em Londres, na Inglaterra. Ele desbancou Messi e Neymar e ficou com a taça pela quinta vez.

Vencedor também em 2008, 2013, 2014 e 2016, o craque português está empatado agora com Lionel Messi, do Barcelona. Ambos têm cinco conquistas cada um. Neymar não venceu vez alguma. Para Ronaldo, foi uma coroação especial. Ele já tinha sido premiado pela Uefa como o melhor da Europa.

Em 2016/17, Ronaldo conquistou com o Real Madrid os títulos da Uefa Champions League, do Campeonato Espanhol, da Supercopa da Espanha, da Supercopa da Europa e do Mundial de Clubes (disputado na primeira parte da temporada 2016/17). Foi o artilheiro da Liga dos Campeões, com 12 gols.

No total, ele fez 46 jogos e 42 gols pelo Real Madrid, com média de 0,91 tento por partida.

Ronaldo também voltou a ter um bom ano individualmente por Portugal, com mais de um gol por jogo de média. Ele não conseguiu levar o troféu da Copa das Confederações e teve dificuldades nas eliminatórias para a Copa do Mundo, mas conseguiu a classificação direta com vitória sobre a Suíça na última rodada.

Veja por que Cristiano Ronaldo pode ser eleito o melhor do mundo em 2017

Já os principais rivais de Cristiano Ronaldo não conseguiram ter um ano tão brilhante. Messi e Neymar venceram apenas a Copa do Rei pelo Barcelona. O argentino até foi bem individualmente, sendo o artilheiro do Espanhol, com 37 gols, mas o importante mesmo era ter obtido a taça.

Em termos de gols, Messi foi melhor que Ronaldo. Fez 54 em 52 jogos pelo Barcelona. Uma média de 1,03 tento por duelo. Neymar fez 20 em 45 compromissos.

Sobre a premiação, vale lembrar que a Fifa fez uma alteração neste ano. Ela antecipou a cerimônia para outubro (geralmente fazia em janeiro do ano seguinte) e considerou apenas os feitos realizados entre agosto de 2016 e maio de 2017, período que correspondeu a temporada europeia de 2016/17.

Getty
Ronaldo beija o troféu de melhor do mundo
Ronaldo beija o troféu de melhor do mundo
  • Melhor jogadora do mundo

A holandesa Lieke Martens, 24, foi eleita a melhor jogadora do mundo pela Fifa, também nesta segunda-feira.

Ela disputou a última temporada pelo Rosengard, da Suécia, mas transferiu-se para o Barcelona em 12 de julho. Foi a primeira vez que ela recebeu o prêmio de melhor do mundo, embora ela já tivesse sido eleita a melhor da Europa pela Uefa há algumas semanas.

Lieke não estava presente em Londres porque jogará nesta terça-feira pela seleção holandesa, mas gravou falando da premiação.

Getty
Lieke Martens foi eleita a melhor jogadora do mundo
Lieke Martens foi eleita a melhor jogadora do mundo