Atuações decisivas e 'média de artilheiro': São Paulo é um time melhor no Brasileiro com Hernanes em campo

ESPN.com.br

MAURO HORITA/Gazeta Press
Hernanes é o destaque do São Paulo desde que retornou ao clube
Hernanes é o destaque do São Paulo desde que retornou ao clube

O São Paulo disputou 16 rodadas do Campeonato Brasileiro antes da reestreia de Hernanes, que estava no futebol chinês e chegou ao clube por empréstimo de uma temporada. Nestes 16 jogos, o time somou 16 pontos e aparecia em 18º lugar, dentro da zona de rebaixamento. 

O risco de voltar ao grupo dos quatro últimos colocados ainda existe, mas as coisas melhoraram bastante para o São Paulo desde que Hernanes voltou a defender o time. Em 14 partidas que fez com o jogador, o clube já somou 21 pontos. 

Esse número representa um aproveitamento de 50%, bem superior ao de 33,3% registrado nas 16 rodadas iniciais do campeonato com os 16 pontos conquistados até então.

A segunda trajetória de Hernanes no clube do Morumbi começou no dia 29 de julho, quando o São Paulo venceu o Botafogo no Rio de Janeiro por 4 a 3. Um dos gols foi justamente dele. 

'Ainda não encontramos uma constância, mas somos incansáveis', afirma Hernanes

A lista de participações decisivas de Hernanes nesta evolução do São Paulo não para por aí. Na vitória por 3 a 2 sobre o Cruzeiro, por exemplo, ele fez dois gols e deu uma assistência. No empate em 1 a 1 com o Avaí, foi ele quem balançou as redes para evitar a derrota. 

O gol na vitória deste domingo sobre o Flamengo foi o oitavo de Hernanes em 14 jogos neste Brasileiro, o que dá uma média de 0,57 por jogo. 

Em uma comparação aos maiores artilheiros do campeonato, o são-paulino fica atrás de Henrique Dourado (0,64), que encabeça a lista, mas supera Jô (0,51) e Lucca (0,34), que aparecem logo em seguida do atacante do Fluminense.

Para Bertozzi, Jucilei deu mais consistência ao meio-campo do São Paulo

Além disso tudo, o São Paulo só não balançou as redes com Hernanes em campo uma vez: na derrota por 1 a 0 para o Atlético-MG. Antes da chegada dele, o time tinha passado em branco seis vezes.

Com 37 pontos em 30 rodadas, o São Paulo aparece em 14º na tabela do Brasileiro, a quatro pontos de distância para o Vitória, primeiro clube dentro da zona de rebaixamento. O próximo compromisso do time será no sábado, contra o Santos.