Colômbia vence EUA e se garante nas oitavas do Mundial sub-17

ESPN.com.br com agência Gazeta Press

Nesta quinta-feira, teve início a última rodada da fase de grupos da Copa do Mundo sub-17, que está sendo disputada na Índia. Em duelo válido pelo Grupo A, no Estádio Deportivo Dr. Patil, em Navi Mumbai, a Colômbia venceu os Estados Unidos por 3 a 1, resultado que classificou ambas as equipes para o mata-mata do torneio. Os gols foram marcados por Juan Vidal, Juan Penaloza e Delber Caicedo, para o time sul-americano, e George Acosta, para os norte-americanos.

A partir de segunda-feira, a fase eliminatória do Mundial sub-17 se inicia. Com a vitória por 4 a 0 diante dos neozelandeses, Gana se tornou líder do grupo graças ao saldo de gols e espera a definição das seleções que se classificarão em terceiro lugar, já que a competição é formada por seis grupos e os quatro melhores terceiros vão à fase seguinte. Segundo colocado, os EUA enfrentarão os vice-líderes do Grupo C, de Irã, Alemanha, Costa Rica e Guiné, cuja classificação será definida nesta sexta-feira. Com a vitória, os colombianos se classificaram em função da boa campanha, mas ainda aguardam os demais resultados para saber seu futuro adversário.

Logo aos três minutos de jogo, Juan Vidal aproveitou o bate-rebate dentro da áre para colocar a Colômbia na frente do placar, animando o time que precisava apenas de um triunfo para se garantir no mata-mata. Porém, aos 24 do primeiro tempo, os estadunidenses empataram a partida. Após passe de Andrew Carleton, George Acosta mandou para dentro.

Na etapa final, a necessidade colombiana de buscar os três pontos se acentuou, já que a vitória parcial de Gana sobre a Nova Zelândia estava tirando, momentaneamente, o time da classificação direta às oitavas de final. Mas a Colômbia tratou de resolver a situação a seu favor. Jogando melhor, voltou à frente do marcador com um bonito gol de falta de Penaloza, sem ângulo, em cobrança na linha de fundo. O terceiro veio aos 42 minutos, em contra ataque pela esquerda. Penaloza cruzou rasteiro e Caicedo só teve trabalho de empurrar.

Confira outros resultados do Mundial sub-17 desta quinta-feira:

Grupo B

Turquia 1 x 3 Paraguai

Mali 3 x 1 Nova Zelândia