Quantas vezes Pratto acerta o gol no Brasileiro?

ESPN.com.br

Dorival Júnior comenta jejum de gols de Lucas Pratto: 'Vamos ajudá-lo'

Já se passaram 86 dias desde que Lucas Pratto comemorou seu último gol, o que deu ao São Paulo a vitória sobre o Vasco, na 15ª rodada do Campeonato Brasileiro.


O atacante argentino chegou ao São Paulo em fevereiro, custando 6,3 milhões de euros (R$ 21 milhões na época) aos cofres do São Paulo, que adquiriu 50% dos direitos do jogador junto ao Atlético-MG, justamente o 12º adversário pelo qual Pratto passou em branco.

Com base nas estatísticas do Trumedia, banco de dados exclusivo da ESPN, a “seca” está longe de ser por falta de tentativa do jogador. Trata-se de um problema de aproveitamento.

Desde que chegou ao futebol brasileiro, em 2015, Pratto é o segundo jogador que mais vezes finalizou em jogos do Brasileirão, com 217 tentativas, 14 a menos que Gustavo Scarpa, do Fluminense. Ele também aparece como o líder nos chutes que foram em direção ao gol, com 84.

ESPN/Trumedia
Pratto é o jogador que mais vezes acertou o alvo no período
Pratto é o jogador que mais vezes acertou o alvo no período

Nas três edições da competição, ele marcou 23 gols, sendo o quinto maior artilheiro do período, atrás de André (24), Diego Souza (28), Fred (28) e Ricardo Oliveira (34). Apesar dos números parecerem bons, o aproveitamento não é dos melhores.

ESPN/Trumedia
De onde partiram as finalizações do argentino
De onde partiram as finalizações do argentino

Pratto aparece como o 277º na média de chutes que se transformaram em gols no período. Apenas 10,7% das tentativas do atacante acabaram balançando as redes.

Quando considerado apenas as finalizações que foram no alvo, o aproveitamento é de 27,4%, o que o coloca em 347º entre os jogadores que atuaram no período. Ricardo Oliveira, por exemplo, é o segundo que mais vezes acertou o gol, com 80 chutes no alvo, e tem aproveitamento de 42,5%.

  • E no São Paulo?

Usando a ferramenta para analisar apenas o desempenho do atacante no São Paulo a história não é muito diferente. Pratto é o jogador que mais vezes finalizou no Brasileiro 2017 (79 vezes), ficando em quarto entre os que mais acertaram o alvo (27) – atrás de Jô (30), Lucca (33) e Thiago Neves (39).

Com cinco gols marcados, seu aproveitamento dos chutes é de apenas 6,3% (220º do campeonato), vendo a bola entrar em 18,5% das vezes que acertou o alvo (221º do Brasileirão).

ESPN/Trumedia
O desempenho no Brasileirão 2017
O desempenho no Brasileirão 2017

A próxima chance de acabar com o incômodo jejum será neste sábado, quando o São Paulo recebe o Atlético-PR no Pacaembu, às 21 horas (de Brasília).