Classificado à Copa, formado e artilheiro: a semana insana de Lewandowski

ESPN.com.br

Maciej Gillert/Gallo Images Poland/Getty
Lewandowski marcou 16 gols na eliminatória europeia para a Copa do Mundo de 2018
Lewandowski marcou 16 gols na eliminatória europeia para a Copa do Mundo de 2018

Quando Robert Lewandowski colocou a cabeça no travesseiro na noite de sábado para domingo, dormir deve ter sido um desafio. Dias memoráveis lhe aguardavam.

Domingo: o atacante liderava a seleção polonesa na missão de coloca-la na Copa do Mundo pela primeira vez desde 2006. Para isso, um empate bastava, para não depender do resultado da Dinamarca.


A situação tornou-se bem tranquila aos 16min, quando os donos da casa venciam Montenegro por 2 a 0 – o segundo gol saiu com assistência do astro do Bayern de Munique. Porém, o ritmo foi diminuído, e os mandantes levaram o empate na etapa final. O susto, porém, passaria dois minutos depois, quando Lewandowski aproveitou uma bobagem de adversário e fez o terceiro. Pouco mais tarde, veio o quarto. Fim de jogo: 4 a 2. Polônia no Mundial. Festa? Não para o camisa 9.

Segunda-feira: Lewandowski logo esqueceu o campo para entrar ir à sala de aula. A chuteira deu vez ao capelo. O jogador de 29 anos anotou um golaço na Escola Superior de Educação em Esporte, em Varsóvia, ao defender com sucesso seu trabalho de conclusão de curso, encerrando a graduação de Educação Física. O tema? "RL9: O caminho para a glória".

Ah, e de sobra ele foi um dos 30 nomeados pela revista France Football ao prêmio de melhor do mundo em 2017.

ESPN
Lewandowski se forma em Educação Física em Universidade de Varsóvia
Lewandowski se forma em Educação Física em Universidade de Varsóvia

Terça-feira: Mesmo com a Polônia tendo terminado sua participação na eliminatória europeia, o camisa 9 ainda tinha motivo em criar expectativa pela competição. Afinal, outros grupos ainda teriam suas definições, assim como a disputa pela artilharia.

Cristiano Ronaldo acabou passando em branco na vitória por 2 a 0 de Portugal sobre a Suíça, e, assim, Leaandowski comemorou o prêmio de goleador, com 16 idas às redes, uma a mais do que o craque do Real Madrid.E ainda há uma possibilidade de ‘cereja no bolo’ de uma semana épica para o centroavante. Afinal, no sábado, o Bayern de Munique receberá o Freiburg na Allianz Arena, às 10h30 (de Brasília), pela oitava rodada do Campeonato Alemão, em partida que marcará a reestreia do técnico Jupp Heynckes. Empatado na artilharia com Pierre-Emerick Aubameyang com oito gols, o polonês tem a chance de desempatar e ainda ajudar o time bávaro a superar um período turbulento.

Lewandowski participa de três dos quatro gols da Polônia e se isola na artilharia das Eliminatórias Europeias

Se depender do que Lewandowkski já conseguiu na semana, o torcedor do Bayern pode já se animar.