Com 10 equipes, ABCDE realizará campeonato de 'League of Legends' entre novembro e dezembro

Rodrigo Guerra/ESPN Esports

Montagem/ESPN
Super Liga de League of Legends
Super Liga de League of Legends

A Associação Brasileira de Clubes de Esports (ABCDE) vai realizar um campeonato de League of Legends entre os meses de novembro e dezembro chamado Super Liga, conforme informações apuradas pelo ESPN Esports Brasil com diversas fontes relacionadas ao caso.

O torneio será realizado entre os dias 4 de novembro e 23 de dezembro desse ano e vai reunir 10 equipes: Brave, CNB, INTZ, paiN, Keyd Stars, TShow, Operation Kino, Pro Gaming, Team One e KaBuM. Isso significa que um dos principais times brasileiros do CBLoL, a Red Canids, fica de fora dessa disputa. O torneio será organizado pela ESL, com disputas presenciais em seu estúdio em São Paulo, com transmissão de sexta à domingo.

Segundo a apuração, nas transmissões de sexta-feira os espectadores poderão acompanhar uma série melhor de 2. Já aos sábados e domingos o tempo de duração das transmissões será maior e serão transmitidas duas séries por dia.

O formato adotado será séries melhor de 2 ida e volta e os quatro melhores times se classificarão para os playoffs. A organização tentou adotar o formato MD3 para atender o pedido da comunidade, porém decidiu pelo modelo já consolidado pela Riot Games com o CBLoL.

A reportagem da ESPN não obteve o valor total da premiação e atualmente a associação não prevê um valor mínimo para torneios.

Esse torneio permitirá que as equipes coloquem na ativa suas recentes contratações e novas escalações, o que também explica o motivo pelo qual a janela de transferência ter começado mais cedo neste ano.

Recentemente, foram anunciadas mudanças nas escalações nas principais equipes do cenário brasileiro, como Pro Gaming, INTZ e paiN Gaming. E, conforme alguns times já deixaram claro (e até virou um meme na comunidade), diversas mudanças serão anunciadas em breve.

Riot Games
MicaO e Jockster saíram da INTZ recentemente
MicaO e Jockster saíram da INTZ recentemente

Com a chegada da Super Liga, os times brasileiros de League of Legends preencheriam uma lacuna deixada pela Riot Games. Como a agenda oficial dos torneios locais gira em torno do Mundial, as equipes que não participam do evento ficam com suas escalações sem disputas por um longo período de tempo.

Neste ano o calendário do CBLoL começou em 21 de janeiro e terminou em 8 de abril com a primeira etapa. A segunda foi do dia 3 de junho ao dia 2 de setembro. Se continuassem seguindo o calendário oficial, as equipes ficariam sem atividade até janeiro de 2018.

A Super Liga também é vista pelas equipes como uma forma de manter atividades com a base de fãs, permitindo mais ativações de suas marcas e jogadores com a comunidade do jogo.

Ainda de acordo com as informações levantadas pela reportagem, o anúncio do campeonato será realizado nos próximos dias.