O que tem o CT do Palmeiras que faz tanta gente se derreter por ele? Veja!

ESPN.com.br
Fabio Menotti / Palmeiras
Centro de excelência do Palmeiras encantou Tite e Neymar
Centro de excelência do Palmeiras encantou Tite e Neymar

O Palmeiras se tornou o grande ‘vencedor’ desta Data Fifa. Não com a bola rolando, claro – afinal, o futebol nacional está parado. Mas, fora dos gramados, o clube colecionou elogios a sua estrutura. E não de nomes quaisquer, mas de Tite e Neymar, talvez os dois maiores personagens do Brasil no momento.

Os elogios todos são por conta do Centro de Excelência do clube, onde o Brasil esteve nos últimos dias para se preparar para o duelo contra o Chile, que encerra as eliminatórias para a Copa do Mundo.

“Fiquei maravilhado com toda a estrutura, com tudo aquilo que o Palmeiras dispõe aos seus profissionais para que possam crescer. É realmente impactante. Eu imaginava que fosse bom, mas não tanto assim. Vocês estão de parabéns”, disse Tite.

“A estrutura está excelente, o clube está de parabéns pela estrutura. Fico feliz por treinar aqui pela primeira vez”, completou Neymar.

Antes, em setembro, o coordenador de seleções Edu Gaspar também já havia disparado elogios ao Palmeiras, quando foi conhecer o local justamente para abrigar o time de Tite.

Gabriel Jesus, sobre torcida de Neymar ao Palmeiras na infância: 'Qualquer dia vou conversar com ele'

“É muito bacana visitar um clube com uma estrutura como a do Palmeiras em termos de tecnologia, equipamentos e espaço físico. É tudo realmente de primeiríssima linha. Encontrei alguns atletas no departamento médico e até brinquei que aqui está estilo europeu, não deixa a desejar para nenhum time de lá. Espero que todas as equipes sigam essa mentalidade e coloquem seus investimentos e suas energias no centro de treinamento”, disse ele, que tem passagens por Arsenal-ING e Valencia-ESP no Velho Continente.

Mas, afinal, o que tem no CT do Palmeiras que encanta todo mundo?

O Centro de Excelência do Palmeiras conta com parte científica, administrativa, piscinas, academia, restaurante, 44 apartamentos, sala de reuniões, de jogos, auditório, entre outras características. Logo na recepção tem uma homenagem ao capitão Adalberto Mendes, importante dirigente da equipe de Palestra Itália, na época em que a o time conseguiu uma grande vitória contra o rival São Paulo em 1942. O evento é conhecido como "Arrancada Heroica" e aconteceu em uma época em que o clube aliviverde era muito contestado por sua descendência italiana, em tempos em que a Itália era uma inimiga de guerra.

No lado direito do Centro de Excelência é encontrada a parte administrativa. Três salas para reuniões externas foram nomeadas com títulos importantes conquistados durante a história do time. Assim, há a sala Mercosul, a Libertadores e a Mundial. No departamento administrativo, a sala um pertence ao diretor executivo Alexandre Mattos. O segundo ambiente é destinado a reuniões internas, enquanto o terceiro é do gerente de futebol Cícero Souza.

A área científica, por sua vez, conta com inúmeras salas especializadas, como de oftalmologia, podologia, estética, nutrição, imagem, consultório médico, enfermaria, fisiologia. Esta, inclusive, os atletas conhecem bastante, já que todos passam por lá antes de qualquer treino.

Neymar com uniforme do Palmeiras? Entenda

Cada uma das piscinas tem uma função. Há uma com equipamentos dentro, na qual todo o elenco realizada atividade. Há ainda o tanque frio, com temperatura de 5ºC. Além delas, o ambiente é composto de uma sauna, um ofuro e uma hidro controlada por um painel, que os jogadores escolherem onde querem receber massagens.

A parte da academia é composta por aparelhos de ginástica, de musculação e uma quadra para fazer atividades funcionais. O local possui sonorização, audiovisual e climatização. A sala de fisioterapia é bem equipada, e o refeitório é divido em duas partes: a copa, para lanches rápidos, e o restaurante, para refeições, além de contar com cozinha industrial.

No segundo andar ficam localizados os 44 apartamentos, sendo 34 deles individuais. Há três corredores de quartos, e o lado direito deles faz referência ao antigo Palestra Itália, enquanto o direito é dedicado ao Palmeiras. Cada acomodação conta com serviço de hotelaria, climatização e TV por assinatura.

No terceiro andar fica a sala de jogos, que conta com mesas de pôquer, pebolim, sinuca, aero hóquei, tênis de mesa, além de uma sala de vídeo com sofás e telão. Por fim, há a sala de preleção, na qual o técnico Cuca conversa com os atletas antes de cada partida do Palmeiras.