Escale seu time do coração com os melhores jogadores de 'FIFA 18' ou 'PES 2018'

Ricardo Caetano/ESPN.com.br

Reprodução/EA Sports
Neymar pode jogar pelo clube que torceu em sua infância sem afetar as finanças do Palmeiras.
Neymar pode jogar pelo clube que torceu em sua infância sem afetar as finanças do Palmeiras.

As grandes ligas europeias possuem o glamour e o poder financeiro para contar com os melhores jogadores de futebol. Nos videogames, essa "geografia da bola" pode ser bastante diferente segundo as intenções do jogador.

Tanto FIFA 18 quanto Pro Evolution Soccer 2018 possuem opções de edição dos clubes e seleções. Assim, o jogador pode moldar as equipes como quiser por meio de transferências, como equilibrar o torneio espanhol para que haja mais estrelas além do eixo "Madrid-Barcelona" ou tornar seu time do coração uma seleção com as maiores estrelas disponíveis nos games.

Estas edições se limitam a alguns modos específicos, como partidas avulsas ou torneios. No entanto, modificar o jogo a situações que não temos na realidade ou que possuem muitas variáveis contra para se realizar são interessantes.

Você pode colocar a camisa do Palmeiras no Neymar, fazer com Renato Augusto volte a jogar no Corinthians, colocar Diego e Robinho outra vez no Santos ou recriar algum esquadrão de qualquer time do Brasil em PES 2018. Em FIFA, sua imaginação é o limite: quer bancar o multimilionário que comprou um time e criar um esquadrão invencível? Saiba como editar os times em PES e FIFA:


  • FIFA 18

A partir do Menu Principal, acesse a aba Personalizar e entre na opção Editar Times. Na próxima tela, entre em Transferências entre Clubes e escolhe o clube original do jogador que você fará a transferência. No lado esquerdo da tela você confere os jogadores que fazem parte do elenco (menu Transferir de).

Selecione o jogador que deseja transferir com botão X/A. Agora, no lado direito da tela (menu Transferir para), aponte o destino do jogador ao selecionar país, liga e o clube.

Reprodução/EA Sports
A transferência entre os times é feita na área de edição de FIFA 18.
A transferência entre os times é feita na área de edição de FIFA 18.

Uma vez feita a transferência manual, o jogador estará à disposição do novo clube em determinados modos offline do jogo: as partidas avulsas do Jogo Rápido e nos campeonatos da opção Torneios.

Em Torneios, basta criar uma competição para que as transferências sejam ativadas. Já em Jogo Rápido, desligue a opção Fase ao vivo (botão Triângulo/Y) para que as transferências tenham efeito. Se Fase ao vivo estiver acionada, os elencos são sincronizados com opções padronizadas da EA Sports, que não aceitam modificações aleatórias nos elencos.

Reprodução/EA Sports
As mudanças só têm efeito em modos locais, como partidas avulsas e torneios criados pelo jogador.
As mudanças só têm efeito em modos locais, como partidas avulsas e torneios criados pelo jogador.

Entre na opção Gerenciamento do time para acessar seu elenco. Os jogadores transferidos estão listados entre os Não relacionados.

Caso não queira utilizar mais as transferências, basta acionar Fase ao vivo para que o time seja padronizado com os servidores da EA. Nenhuma mudança desta natureza, feita pelo jogador, pode ser usada em modos de competições, como o Ultimate Team.

Para eliminar as mudanças manuais, na opção Editar Times, use a opção Download de atualizações ou Redefinir todos os elencos.


  • Pro Evolution Soccer 2018

No Menu Principal do jogo, entre na aba Extras. Em seguida, acesse Editar, Transferência. O caminho em PES é o inverso de FIFA: no jogo da Konami, você escolhe o time que receberá o jogador. Entre na opção Adicionar jogador e escolha o atleta que será transferido.

A mudança em PES, assim como o jogo da EA, só surte efeito em modos de jogos para partidas avulsas ou criação de torneios como Copas ou Ligas. Você não pode usar a mudança em competições ranqueadas ou online, como o myClub.

Reprodução/Konami
Além do Option File, PES pode ser editado a partir de transferências entre times.
Além do Option File, PES pode ser editado a partir de transferências entre times.

Para desfazer as mudanças, na aba Editar, selecione Aplicar atualização ao vivo.