No grupo do Real, Tottenham leva a melhor e bate concorrente Dortmund na estreia da Champions

ESPN.com.br


Com dia repleto de brasileiros brilhando e a corrida de Messi e CR7 voltando à tona, Gian Oddi fala da Champions League

Em um grupo que conta com o Real Madrid, atual campeão europeu e mundial, Tottenham e Borussia Dortmund sabem que em tese a disputa deles é pela segunda vaga da chave para avançar às oitavas de final da Uefa Champions League. Pensando dessa forma, os ingleses saíram na frente ao derrotarem os alemães por 3 a 1, no estádio de Wembley, em Londres, na estreia de cada equipe no torneio. No outro duelo, o Real bateu o Apoel, do Chipre, por 3 a 0.

Os resultados deixam o Tottenham na vice-liderança  do Grupo H. Tem os mesmos seis pontos do Real Madrid, mas leva desvantagem por ter sofrido um gol nesta primeira rodada. O próximo jogo da chave será só no dia 26 de setembro, quando os alemães pegam os espanhóis, em casa, e o time de Londres o Apoel, fora.

Os gols do Tottenham foram marcados pelo atacante Harry Kane, duas vezes, pelo ponta-esquerda sul-coreano Son Heung-Min. O ucraniano Yarmolenko marcou o tento do Dortmund.

Aos 47 do segundo tempo, ou seja no final do confronto, o zagueiro Vertonghen recebeu o cartão vermelho por falta no atacante Götze. O defensor já tinha recebido um cartão amarelo e será desfalque na próxima rodada.

  • Primeiro tempo franco

O time inglês abriu o placar contra o Dortmund logo aos 3 minutos do primeiro tempo. Em um rápido contra-ataque, Son arrancou pela esquerda, invadiu a área e driblou seu marcador antes de chutar para o fundo do gol. Um belo tento em Wembley.


O Dortmund reagiu rápido e empatou aos 10 minutos. Yarmolenko chutou colocado do lado direito da entrada da área, e mandou a bola no ângulo, sem chance de defesa para o goleiro Lloris. A partida parecia que viraria à favor dos alemães. Só parecia.

Aos 14, Harry Kane colocou os ingleses à frente do placar novamente. Ele invadiu a área pelo lado esquerdo, e chutou forte para estufar a rede.

O time alemão não se assustou. Tentou se organizar para empatar. Aos 29, criou uma bela chance. O meia Pulisic invadiu a área e fez o toque para o atacante Aubameyang, que já armava o chute para o gol, mas o zagueiro Vertonghen conseguiu afastar o perigo na hora certa.

  • Dortmund não desiste

A etapa final deixou claro como seria o jogo: Dortmund atacando incansavelmente e o Tottenham se defendendo e contra-atacando. 

Aos 10, o Dortmund até chegou ao empate, mas o tento foi anulado por um impedimento per questionável. Em cobrança de falta para a área, metade do ataque do time estava em posição de impedimento, menos Aubameyang, que saiu de trás da zaga, recebe bola e chutou para o fundo do gol.

Os jogadores da equipe visitante nem reclamaram tanto. Mas quatro minutos depois foram castigados. Kane recebeu a bola no lado esquerdo da área e chutou cruzado para o fundo do gol. Roman Bürki nada pode fazer.

O 3 a 1 poderia fazer o Dortmund se desinteressar da partida, mas não foi o que se viu. A equipe quase diminuiu aos 24. Após cobrança de escanteio na área do Tottenham, Aubameyang chutou cara a cara com Lloris, que faz linda defesa.

  • Próximos jogos

No próximo sábado, o Tottenham jogará pelo Campeonato Inglês. Em casa, recebe o Swansea City pela quinta rodada do torneio.

O Dortmund estará em campo no próximo domingo, quando jogará contra o Colônia pela quarta, em casa, rodada do Alemão.