Na sua pior fase no ano, chance de Corinthians marcar um gol cai nove vezes

ESPN.com.br

GazetaPress
Fábio Carille conversa com jogadores no treino
Fábio Carille conversa com jogadores no treino

O Corinthians abre as oitavas de final da Copa Sul-Americana no momento mais delicado no ano. Com a maior sequência de derrotas em um intervalo curto, o time alvinegro enfrentará o Racing, na Arena de Itaquera, às 21h45 (de Brasília), desta quarta-feira, com um ataque que já não responde com eficiência.


Segundo o ESPN TruMedia, a  ferramenta de estatísticas da ESPN, nos últimos quatro jogos o Corinthians viu a pontaria despencar para 25%, finalizou apenas 1,5% e fez um único gol - na vitória sobre a Chapecoense por 1 a 0, tendo perdido três jogos.

Nesses quatro jogos, o time do Parque São Jorge chutou 68 vezes, tendo acertado ao gol apenas 17 tiros. Trinta e sete foram para fora e 14 foram bloqueados pelos goleiros ou defensores rivais. 

ESPN TruMedia
Os chutes do Corinthians ao gol nos últimos 4 jogos
Os chutes do Corinthians ao gol nos últimos 4 jogos


Nos jogos anteriores, o time de Fábio Carille apresentou números excelentes. Em 23 jogos, entre Brasileiro e Sul-Americana, a pontaria era de 40%, a taxa de finalização era de 15% e a equipe fez 39 gols.

Nesses 23 jogos, o time do Parque São Jorge chutou 264 vezes, tendo acertado ao gol 107 tiros. Noventa e dois foram para fora e 65 foram bloqueados pelas goleiros ou defensores rivais (ou até pelas traves).

ESPN TruMedia
Os chutes do Corinthians ao gol nos 23 jogos entre 1º de abril e 15 de agosto
Os chutes do Corinthians ao gol nos 23 jogos entre 1º de abril e 15 de agosto


O curioso é que o time até chutou mais vezes nos últimos quatro jogos (17 chutes em média por jogo) do que nas 23 partidas anteriores (11,5 tiros em média por compromisso). Mas os dados mostram o quanto a eficiência corintiana despencou, sendo que a chance de marcar um gol agora caiu nove vezes. 

Questionando sobre a queda de desempenho nos últimos jogos, Carille disse que não há nada errado com a equipe.

“É nessas horas que você não pode inventar, nessas horas que a gente procura conversar sobre o que errou, não inventa e procura fortalecer as nossas ideias. Está tudo sob controle. Não podemos nos desesperar nesse momento, querer mudar sistema de jogo sem ter tempo para isso. É mudar as características dos atletas dentro da ideia de jogo se necessário", disse Carille, na última terça-feira.

Cabe ver qual Corinthians estará em campo hoje. O que chuta pouco, acerta mais o alvo e faz gols, ou aquele que chuta mais, erra mais a mira e quase não marca.

Após 3 derrotas em 4 jogos, Carille fala sobre reuniões, convicção e diz: 'Está tudo sob controle'


FICHA TÉCNICA:
CORINTHIANS X RACING

Local: Arena Corinthians, em São Paulo (SP)
Data: 13 de setembro de 2017, quarta-feira
Horário: 21h45 (de Brasília)
Árbitro: Éber Aquino (PAR)
Assistentes: Milciades Saldivar (PAR) e Dario Gaona (PAR)

CORINTHIANS: Cássio; Fagner, Balbuena, Pablo e Marciel; Gabriel, Maycon, Jadson, Rodriguinho e Romero; Jô. Técnico: Fábio Carille

RACING: Musso; Solari, Vittor, Barbieri, Orban e Soto; Pulpo González, Arévalo Ríos e Zaracho; Lisandro López e Triverio. Técnico: Diego Cocca