Ranking dos treinadores: Renato Gaúcho ultrapassa Fábio Carille e é o novo líder do ranking; Luxemburgo despenca

ESPN.com

[]
Veja o ranking dos treinadores após 23 rodadas
Veja o ranking dos treinadores após 23 rodadas

Pelo segundo ano consecutivo, a Universidade do Futebol e a ESPN realizam o Ranking dos Treinadores do Campeonato Brasileiro. A ferramenta foi elaborada depois de três anos de estudos e avalia os comandantes de todos os times que disputam o campeonato nacional por meio de critérios objetivos de desempenho.

Para desenvolver o Ranking dos Treinadores, a Universidade do Futebol passou a analisar os dados dos últimos oito anos do Campeonato Brasileiro. O ranking consiste na soma de pontos para diferentes critérios como vitórias dentro e fora de casa, número de gols marcados e sofridos e ainda mensuração da disciplina por intermédio do número de cartões recebidos pela equipe, incluindo o próprio treinador.

A rodada teve mais uma derrota do líder Corinthians, desta vez no clássico fora de casa contra o Santos. O Grêmio não aproveitou a oportunidade ao ser derrotado pelo Vasco no vazio São Januário. Apesar da derrota, Renato Gaúcho superou o adversário Fábio Carille e assumiu a ponta do ranking. 

  • Atlético-MG x Palmeiras


    Assista aos gols de Atlético-MG 1 x 1 Palmeiras

    Tentando melhorar o desempenho como mandante, o Atlético-MG de Rogério Micale recebeu o Palmeiras com chances de colar no G6. Mesmo com dois jogadores a mais por 18 minutos, o Galo não conseguiu vencer a partida e continua com o segundo pior desempenho como mandante no Brasileirão.

    A equipe comandada por Cuca segue em quarto lugar, mas não consegue encostar nos líderes da competição. Nos últimos quatro jogos, venceu apenas um contra o São Paulo. Se quiser sonhar com voos mais altos na competição o Palmeiras necessita melhor seu aproveitamento como mandante e visitante.


    Vasco x Grêmio



    Assista ao gol de Vasco 1 x 0 Grêmio

    Na estreia de Zé Ricardo, o Vasco venceu o vice-líder Grêmio em São Januário, e alcança sua segunda vitória seguida na competição. A equipe carioca que antes brigava para não cair na competição há duas rodadas atrás, agora já está a três pontos do G6.

    Podendo diminuir a diferença para quatro pontos do líder Corinthians, o Grêmio não soube aproveitar a oportunidade e segue com a diferença de sete pontos. A equipe comandada por Renato Gaúcho ainda viu o Santos encostar e ficar a apenas dois pontos da equipe gaúcha.


    São Paulo x Ponte Preta



    Veja os gols de São Paulo 2 x 2 Ponte Preta

    Em mais um duelo direto para sair da zona de rebaixamento, os comandados de Dorival Junior não conseguiram vencer mesmo após abrir 2 a 0 no placar. Nos duelos diretos da 18ª rodada até aqui, contra Coritiba, Bahia, Avaí e Ponte Preta a equipe do São Paulo soma apenas dois pontos, ou 12,5% dos pontos disputados. Na próxima rodada a equipe do Morumbi tem mais um duelo direto, contra o Vitória, em Salvador.


    Atlético-PR x Coritiba



    Veja os gols de Atlético-PR 1 x 1 Coritiba

    No clássico Atletiba, o Atlético-PR que está brigando por uma vaga no G6 acabou não conseguindo vencer o rival Coritiba. Fabiano Soares já atingiu um objetivo momentâneo, que era tirar o clube da zona de rebaixamento, agora pensando em objetivos mais ambiciosos, como alcançar o G6, o Furacão precisa voltar a ter os bons resultados como mandante. 

    Comandado por Marcelo Oliveira, o Coritiba abriu o placar, mas não conseguiu vencer seu rival, cedendo o empate no final do jogo. O Coxa já está há quatro jogos sem vencer na competição, e é o primeiro time fora do Z4. Na próxima rodada, precisa vencer o Palmeiras para dar sinais de reação no Brasileirão. 


    Santos x Corinthians



    Veja os gols da vitória do Santos sobre o Corinthians por 2 a 0 pelo Brasileiro

    Mesmo com duelo de Libertadores no meio da semana, Levir Culpi decidiu entrar com força máxima no clássico contra o Corinthians e não se arrependeu. Como terceiro colocado do Brasileirão, o Santos diminuiu a vantagem de 12 para 9 pontos do líder e se tornou o melhor mandante da competição. 

    Podendo colocar uma diferença de 15 pontos para o terceiro colocado e praticamente eliminar o Santos da briga ao título, o Corinthians comandado por Fabio Carille não conseguiu sair com um resultado positivo da Vila Belmiro. Foi a primeira derrota do líder fora de casa, onde estava invicto há dez jogos e tinha sofrido apenas dois gols como visitante no jogo contra o Vasco.


    Sport x Avaí



    Veja o gol da vitória do Avaí sobre o Sport por 1 a 0 pelo Brasileiro

    Sem saber o que é vencer há cinco jogos, o Sport recebeu o Avaí e saiu derrotado mais uma vez. A equipe de Luxemburgo possui um aproveitamento de apenas 11,11% dos pontos disputados nas últimas seis partidas. O Leão despencou na tabela, e está a três pontos do Z4.

    “Líder” no returno da competição, o Avaí foi visitar o Sport e venceu outra vez, fazendo com que saísse da zona de rebaixamento após três meses. Diferentemente do Sport, a equipe comandada por Claudinei Oliveira possui um aproveitamento de 61,11% nos últimos seis jogos da competição.


    Vitória x Fluminense



    Veja os gols do empate entre Vitória e Fluminense por 2 a 2 pelo Brasileiro

    Vindo de duas vitórias fora de casa, o Vitória decepcionou mais uma vez jogando como mandante. O pior mandante do Brasileirão 2017, com apenas 25% de aproveitamento dos pontos disputados em casa, empatou com o Fluminense no último lance da partida e voltou para a zona de rebaixamento. Dos 26 pontos da equipe de Vagner Mancini na competição, apenas 9 (34,6%) foram conquistados em casa.

    Visitando o Vitória no Barradão, o Fluminense empatou mais uma vez. Agora são 10 empates em 23 rodadas. Até aqui a equipe carioca vem fazendo uma campanha regular na competição e necessita de vitórias para sonhar com voos mais altos no campeonato. Apenas Corinthians (3) e Santos (4) possuem menos derrotas que o time de Abel Braga no Brasileirão.


    Botafogo x Flamengo



    Assista aos gols da vitória do Botafogo sobre o Flamengo por 2 a 0!

    No clássico carioca, o Botafogo venceu o Flamengo e diminuiu a diferença do rival, que está na quinta colocação, para apenas um ponto. Com jogos na Libertadores de 2017, os comandados de Jair Ventura vêm fazendo uma campanha bastante razoável no Brasileirão. As duas equipes têm campanhas iguais fora de casa e o Flamengo possui um empate a mais que o Botafogo como mandante.

    Enfrentando o Botafogo pela terceira vez desde que chegou no Flamengo, Reinaldo Rueda perdeu pela primeira vez para o rival. Tendo a oportunidade de chegar à quarta colocação do campeonato, o time carioca não conseguiu segurar o Botafogo e saiu derrotado pela sexta vez na competição. Mesmo assim, na próxima rodada o Flamengo que recebe o Sport, poderá mais uma vez chegar ao G4, dependendo de outros resultados.


    Chapecoense x Cruzeiro



    Assista aos gols da vitória do Cruzeiro sobre a Chapecoense por 2 a 1!

    Vinicius Eutrópio não resistiu e foi demitido após a quarta derrota da Chapecoense nos últimos cinco jogos. O time catarinense que vinha fazendo uma campanha sem muitos sustos nesse Brasileirão, acabou se complicando ao conquistar apenas 4 pontos dos últimos 21 disputados. Para dificultar ainda mais a vida da Chape, o próximo adversário é o Grêmio, vice-líder da competição, em jogo fora de casa.

    Vivendo boa fase no Brasileirão e na final da Copa do Brasil, os comandados de Mano Menezes visitaram a Chapecoense e não desperdiçaram a oportunidade de seguir no G6. Para se ter noção da campanha distinta das duas equipes, o Cruzeiro possui o mesmo aproveitamento que a Chapecoense como mandante quando atua como visitante. Ambas as equipes possuem um aproveitamento de 38,89% dos pontos disputados em casa e fora, respectivamente.


    Atlético-GO x Bahia



    Assista aos gols do empate entre Atlético Goianiense e Bahia em 1 a 1!

    Na última colocação, o Atlético-GO recebeu o Bahia e ficou no empate. A situação da equipe comandada por João Paulo Sanches segue muito delicada. A equipe possui a segunda pior campanha como mandante e visitante, 33,33% e 21,21%, respectivamente. O time goiano precisa evoluir muito para alterar essa situação.
    Apenas um ponto separa o Bahia da zona de rebaixamento. O time comandado por Preto Casagrande segue perto da zona de rebaixamento graças a campanha muito irregular que vem fazendo como visitante. O Bahia está na frente apenas de São Paulo, Atlético-GO e Ponte Preta em se tratando de aproveitamento fora de casa. O clube baiano possui apenas 27,78% dos pontos disputados como visitante, desempenho que faz com que a equipe flerte com o Z4.

    Bem próximo da zona de rebaixamento a Ponte Preta visitou o São Paulo e mesmo tendo a terceira pior campanha como visitante na competição (22,2%), conseguiu empatar fora de casa em um duelo direto contra o rebaixamento. Na próxima rodada a equipe comandada por Gilson Kleina recebe o Atlético-GO, podendo se distanciar dos times do Z-4.