De herói a vilão: Goulart faz três, mas perde pênalti decisivo e time de Hulk e Oscar avança na Champions asiática

ESPN.com
Brasileiros marcam 5, Guangzhou Evergrande goleia Shanghai SIPG pela Champions Asiática, mas é eliminado nos pênaltis

O Guangzhou Evergrande esteve muito próximo de alcançar uma classificação histórica. Depois de perder por 4 a 0 na partida de ida para o Shanghai SIPG, Ricardo Goulart marcou três e o time de Felipão venceu por 5 a 1, levando a decisão para os pênaltis. Mas o mesmo Goulart perdeu sua cobrança e a equipe foi eliminada da Champions asiática.

A pesada derrota no primeiro jogo deixava a tarefa muito complicada. Era necessário vencer por no mínimo quatro gols de diferença para levar a partida para as penalidades máximas ou cinco ou mais gols de diferença para uma classificação direta.

A disputa envolveu as duas melhores equipes do país. O Guangzhou é o líder do Campeonato Chinês com 56 pontos, e logo atrás vem o Shanghai com 48. Mas na Champions asiática, vantagem para o time dos brasileiros Hulk e Oscar: três vitórias nos últimos três jogos.

Aitor Alcalde Colomer/Getty Images
Ricardo Goulart fez hattrick, mas perdeu pênalti que eliminou o Guangzhou
Ricardo Goulart fez hattrick, mas perdeu pênalti que eliminou o Guangzhou


O Guangzhou logo partiu ao ataque e conseguiu diminuir a desvantagem ainda nos 45 minutos iniciais graças ao atacante Alan. O ex-jogador do Fluminense marcou por duas vezes, aos 21 e aos 35, e dava esperanças de um milagre para seu time.

A remontada, no entanto, parecia ter parado. Mas só parecia. Se Alan brilhou no primeiro tempo, foi a vez de Ricardo Goulart ser o cara na segunda etapa. O meia fez o terceiro aos 40 minutos do segundo tempo e aos 46 minutos, anotou o quarto e levou a partida para a prorrogação.


Durante o período extra, o Shanghai se complicou quando Wang Jiajie recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso. Mas mesmo com um a menos, Hulk marcou em cobrança de falta e deixava praticamente garantida classificação.

Mas a definição estava longe de acontecer. Wang Schenchao também foi e expulso e deixava o Shanghai com 9 jogadores em campo. Restando dois minutos para o término, Goulart marcou de pênalti e levava a decisão para as cobranças alternadas.

Na disputa de pênaltis, o herói do jogo foi castigado. Autor de três gols e nome do Guangzhou no jogo, Ricardo Goulart desperdiçou sua cobrança. Restou a Yu Hai acertar e levar o Shanghai para as semifinais da competição.

O adversário do Shanghai será um japonês, mas ainda não está definido qual. Kawasaki Frontale tem a vantagem sobre o Urawa Red Diamonds após vencer por 3 a 1. Na outra perna, os sauditas do Al-Hilal se classificaram após bater o Al-Ain, dos Emirados Árabes Unidos, e espera o vencedor de Persepolis, do Irã, e Al-Ahli, também da Arábia Saudita.