'League of Legends': Sucesso de Lux foi decisivo para novas Guardiãs Estelares, conta produtora

Daniela Rigon/ESPN.com.br

Riot Games
Guardiãs Estelares já somam 10 skins entre os campeões de League of Legends
Guardiãs Estelares já somam 10 skins entre os campeões de League of Legends

Anunciadas em agosto, as novas skins temáticas das Guardiãs Estelares chegam nesta quinta-feira (7) acompanhadas de um novo modo de jogo cooperativo chamado Invasão.

Em conversa com o ESPN eSports, Anna Donlon, gerente de produto da Riot Games, contou que tudo começou porque muitas pessoas na empresa curtem animações japonesas. "A ideia inicial era fazer a versão 'garota mágica' (mahou shoujo) da Lux, pois a equipe pensou que isso se encaixaria muito bem com a campeã", lembra.

Um sub gênero de animes e mangás, o Mahou Shoujo conta, no geral, histórias de meninas adolescentes que recebem poderes incríveis e precisam defender o mundo de forças malignas - o motto que também inspirou a criação do modo de jogo Invasão. Alguns exemplos do subgênero podem ser encontrados em Sailor Moon, Guerreiras Mágicas de Rayearth e Sakura Card Captors.

Anna conta que a ideia da equipe era apenas fazer a skin para Lux, lançada em 2015, mas o tema fez tanto sucesso que decidiram "que era uma linha perfeita a ser explorada". A partir daí, começaram a escolher os novos campeões a receber os poderes de uma 'garota mágica' - começando por decidir quais não se encaixam no tema.

"Vemos a lista de todos os campeões e retiramos os que não combinam. Então, olhamos para um número de fatores, como o quão popular cada campeão é com os jogadores, como eles se complementam se escolhidos em um mesmo time, sobre o que a equipe está animada em fazer", explica Anna. "É um encontro de pessoas apaixonadas pelo tema para discutir e analisar dados de jogadores e pedidos, e fazer nosso melhor para criar algo único. Basicamente um conselho Jedi para a escolha das Guardiãs Estelares".


Na primeira temporada de campeãs, lançada em 2016, Jinx, Janna, Lulu e Poppy entraram no time de Lux. Agora, a segunda temporada inclui uma nova equipe comandada por Ahri, que inclui Soraka, Syndra, Miss Fortune e, para espanto de alguns, Ezreal.

"Este ano, queríamos que cada Guardiã Estelar fosse ainda mais única, então como parte disso decidimos incluir um personagem masculino", afirmou Anna. "Se você olhar para os animes no geral, o personagem homem e heroico pode variar em relação ao que outras regiões 'estereotipicamente' consideram como 'herói'.  Os músculos normalmente são trocados por beleza e inteligência, e eles tendem a ser mais magros em comparação aos heróis do ocidente. Então, o Ezreal se encaixa nesse molde perfeitamente".

Quando perguntamos se a equipe se preocupa com possíveis piadinhas da comunidade em relação ao garoto mágico, ou mahou shonen, e a respondeu foi "não". "A comunidade é a comunidade, e ela vai fazer piadas sobre o conteúdo e ser criativa em relação a isso. Acontece com qualquer coisa que lançamos, então não nos preocupamos com isso", garante.

Como o objetivo das garotas mágicas é salvar o mundo, nada melhor do que colocá-las em ação em um novo modo de jogo. Segundo Anna, "Invasão" foi a oportunidade que a equipe responsável por modos de jogo estava esperando para aplicar a ideia de fazer algo cooperativo. "Há um tempo, a equipe tinha a vontade de fazer algo cooperativo, e viram nas Guardiãs Estelares uma oportunidade Visualmente, a inspiração veio dos mesmos locais que as skins (anime, mangá)", explica.

O modo será do tipo PvE cooperativo, ou seja, jogadores versus o ambiente do game. Nele, cinco jogadores precisarão de se unir para combater uma invasão de diferentes monstros do espaço "que culminará em uma grande batalha contra um Chefão". Para a ocasião, todas as skins das Guardiãs Estelares estarão disponíveis para o público, mesmo que o jogador não a tenha comprado.

Com o lançamento de mais cinco skins do tema, perguntamos se esse pode significar o fim das Guardiãs Estelares. Anna espera que não. "Acredito que ainda há muitas oportunidades de trazer mais conteúdo das Guardiãs Estelares no futuro. Se os jogadores quiserem, nós faremos!", deixa a dica.

As novas skins Guardiãs Estelares já estão disponíveis em League of Legends, acompanhadas de skins para sentinelas e ícones. Assim como na versão para a Jinx, a skin para Ahri recebeu uma nova dublagem e está sendo vendida por 1.820 RP. Todas as outras podem ser compradas por 1.350 RP, enquanto as skins para sentinelas estão por 640 RP.

O modo Invasão ficará disponível até 25/9 e, assim como outros eventos, terá missões e recompensas. Saiba mais aqui.