Zé Ricardo confirma ligação do Vasco e diz que vai conversar com o clube nesta terça

ESPN.com.br

Gilvan de Souza / Flamengo
Zé Ricardo foi demitido pelo Flamengo no início deste mês
Zé Ricardo foi demitido pelo Flamengo no início deste mês

Cotado para assumir o Vasco na vaga de Milton Mendes, o técnico Zé Ricardo confirmou que recebeu uma ligação do clube cruzmaltino nesta segunda-feira e que a conversa será retomada na terça-feira. O ex-comandante do Flamengo disse não ver problema nenhum caso ocorra um acerto.


As declarações foram dadas por ele ao programa "Bem Amigos", do SporTV, durante a noite. Zé Ricardo foi bastante cuidadoso ao falar do assunto. Procurou respeitar Milton Mendes, demitido pelos maus resultados, e sem confirmar ou descartar assumir o Vasco caso seja mesmo convidado.

"Durante o dia alguns amigos me ligaram porque o meu nome foi citado em um jornal do Rio de Janeiro caso o Milton viesse a sair do Vasco. Depois do pronunciamento da saída do Milton, eu já estava no aeroporto para vir para São Paulo. Desliguei o celular no voo. Assim que a gente chegou aconteceu uma ligação do clube com o interesse de conversar. A gente estava pronto para entrar no programa. E deixou essa conversa para amanhã", disse Zé Ricardo.

"É uma decisão difícil. Em três meses você precisa conhecer o grupo, mas tudo depende do que o clube quer não só para os próximos três meses. O tipo de proposta que será feita para o treinador. Lógico que não é a condição ideal para assumir um clube neste momento", completou.

Barros avalia 'risco' em Zé Ricado no Vasco, mas pondera: 'Acho que tem condições de treinar qualquer time no Brasil'


O treinador, que está desempregado desde 6 de agosto, quando foi demitido após mais de um ano no Flamengo, disse que tinha planos de ir estudar. 

"Tinha um intercâmbio marcado para o início de outubro. Eu vou para a Europa aproveitando que eu trabalhei na Itália com futsal. Gostaria de passar esse tempo lá. Mas amanhã eu vou conversar com o pessoal do clube para ver o que é melhor para o meu futuro. Como profissional, a gente precisa escutar todas as equipes e o Vasco é uma grande equipe. Fico lisonjeado ao ser lembrado pelo clube em um momento como esse", explicou ao programa do SporTV.

Questionado se haveria algum problema em treinar o Vasco por conta da rivalidade com o Flamengo, ele minimizou.

"Como profissional, a gente precisa avaliar a nossa carreira. A gente sempre quer receber convites de clubes grandes. O Vasco é um clube grande, gigante. Caso a gente venha a aceitar o convite, a gente não deve levar isso em consideração", disse.

'É difícil eu tomar decisões conjuntas, mas acho que foi uma', Eurico e M. Mendes falam sobre a saída do treinador
  • Passagem pelo Flamengo

Zé Ricardo foi demitido do Flamengo após o time ter sido derrotado pelo Vitória, por 2 a 0, na Ilha do Urubu, no Rio de Janeiro. Aquele foi o quarto jogo consecutivo da equipe sem vencer, com três reveses e um empate. Despediu-se com o time na quinta colocação, com 29 pontos, a 18 do líder Corinthians.

A pressão sobre o treinador já era grande. Com um elenco recheado de jogadores talentosos - como Diego, Éverton, Éverton Ribeiro, Guerreiro, Trauco etc. -, o Flamengo não conseguiu engrenar. Apesar do título Estadual, caiu na fase de grupos da Copa Libertadores, sua meta principal.

Zé Ricardo estava no comando técnico desde 26 de maio do ano passado, quando substituiu Muricy Ramalho interinamente. Após a confirmação de que o antecessor teria de se aposentar por problemas de saúde, acabou ganhando sequência e foi efetivado pela diretoria no cargo em 14 de julho.

A equipe carioca chegou a brigar pela ponta do Brasileiro do ano passado, mas o ritmo caiu após a vitória contra o Fluminense por 2 a 1, em 13 de outubro. Venceu apenas duas partidas das oito restantes e finalizou o torneio na terceira colocação, com 71 pontos.

No total, foram 55 jogos sob o comando de Zé Ricardo, dos quais o Flamengo venceu 26, empatou 18 e perdeu 11.