Marcos Guilherme vira trunfo do São Paulo para furar defesa do Cruzeiro

Gazeta Press
GazetaPress
Marcos Guilherme treinou como titular
Marcos Guilherme treinou como titular

Marcos Guilherme treinou como titular ao longo da semana e será o substituto do suspenso Cueva na partida contra o Cruzeiro, domingo, às 11h (de Brasília), no Morumbi. O meia-atacante, inclusive, será o trunfo do São Paulo para furar a sólida defesa da equipe comandada por Mano Menezes.

Dorival Júnior espera uma postura mais cautelosa da equipe mineira, já que seu treinador tradicionalmente preza pela eficiência defensiva. Para derrubar a barreira celeste, o técnico tricolor armou o time no 4-1-4-1, com Marcos Guilherme na ponta esquerda da linha de quatro armadores.


A ideia é utilizar a velocidade do jogador de 22 anos em triangulações e infiltrações, ambas insistentemente treinadas no decorrer da semana. Em três jogos com a camisa do São Paulo, Marcos Guilherme soma dois gols, todos anotados na épica vitória por 4 a 3 sobre o Botafogo, em 29 de julho.

Dorival, no entanto, prega cautela com Marcos Guilherme. “Só vamos ter uma noção mais clara com ele em campo. A condição foi dada, ele teve um período de trabalhos especiais e, a partir disso, vai da condição do atleta”, avaliou o comandante são-paulino.

“Vamos buscar essa condição com ele, já aguardando esperançosos de que ele faça um grande jogo no domingo e que acrescente uma nova condição na nossa linha de ataque”, acrescentou.

O cenário de ataque contra defesa no domingo preocupa Dorival. Contra o Coritiba, em pleno Morumbi lotado, o Tricolor teve a maior posse de bola, mas encontrou muitas dificuldades em superar o bloqueio alviverde e acabou derrotado por 2 a 1.

“Isso é geral. Os times brasileiros estão aprendendo a marcar, dando uma atenção especial a posicionamentos, tanto que a maioria dos jogos estão sendo resolvidos nas transições. Estamos vendo prevalecer as defesas sobre os ataques. É preocupante, chama atenção. A partir deste momento tão evidente, preciso ter preocupação de maneira mais direta”, encerrou Dorival.

Com filosofias de jogo diferentes, São Paulo e Cruzeiro vivem situações distintas no Campeonato Brasileiro. Passadas 19 rodadas, o São Paulo soma apenas 19 pontos, ocupando o 17º lugar, dentro da zona de rebaixamento, portanto. Já o Cruzeiro figura na sétima posição, com 27 pontos.

Assista ao 'palpitão' do Antero Greco para a 20ª rodada do Campeonato Brasileiro