12 vitórias em 16 jogos: como Palmeiras faz cariocas ‘fregueses’ desde 2015

ESPN.com.br

Divulgação - Flickr Palmeiras
Jean comemora o gol marcado em cima do Vasco na rodada de abertura do Brasileiro
Jean comemora o gol marcado em cima do Vasco na rodada de abertura do Brasileiro

Passada a desastrosa eliminação nas oitavas de final da Copa Libertadores, o Palmeiras volta às atenções para a única competição restante na temporada, o Campeonato Brasileiro.

Neste domingo, às 16h, o clube paulista visita o Vasco, no Raulino de Oliveira, pela 20ª rodada do nacional, a primeira do returno. Se depender do retrospecto recente do time contra equipes cariocas, o torcedor alviverde pode acreditar em uma retomada já neste jogo.

Desde 2015, o Palmeiras acumula um aproveitamento alto quando enfrenta times do Rio de Janeiro pelo Brasileiro. Em 16 jogos, são 12 vitórias, dois empates, duas derrotas e um rendimento de 79,16%. Comparado quando o duelo é contra equipes de outros lugares do Brasil, esta porcentagem cai para 53,58%.

No quesito gols marcados, o clube alviverde também tem um desempenho melhor diante dos cariocas, com 36 gols em 16 partidas, média de 2,25 por confronto. Enfrentando as outras equipes, o Palmeiras vê este número descer para 1,44 tento a cada jogo.

Eduardo de Meneses explica situação de Felipe Melo no Palmeiras

O fator gol sofrido é similar nos dois cenários, contra as equipes do RJ, foram 17 gols em 16 jogos, média de 1,06. Duelando com esquadrões de outros estados brasileiros, este número cresce ligeiramente para 1,08.

Dentre os quatro times do Rio de Janeiro, que estão na Série A, o clube alviverde tem o Fluminense como seu principal “freguês”. São cinco vitórias nos últimos cinco jogos, 13 gols marcados e apenas três sofridos.

O Flamengo é outro que não vence o Palmeiras no Brasileiro há quase três anos, neste período os paulistas acumulam três triunfos, além de outros dois jogos que terminaram empatados.

ESPN
Desempenho do Palmeiras contra clubes cariocas nos últimos três Brasileiros
Desempenho do Palmeiras contra clubes cariocas nos últimos três Brasileiros

Botafogo e Vasco realizaram apenas três partidas contra o time alviverde neste triênio, pois frequentaram a Série B em 2015 e 2016, respectivamente. O aproveitamento do Palmeiras contra os dois clubes é idêntico, com duas vitórias e uma derrota enfrentando cada um.

O clube de General Severiano, inclusive, foi o último carioca derrotado pelo Palmeiras – 2 a 1 no Estádio Nilton Santos, pela 18ª rodada deste Brasileiro.