Entenda como Corinthians evitou 2ª divisão e já pode se colocar na elite do vôlei neste fim de semana

Igor Resende, do ESPN.com.br
Gazeta Press
Time de vôlei do Corinthians pode se colocar na elite neste fim de semana
Time de vôlei do Corinthians pode se colocar na elite neste fim de semana

Líder do Campeonato Brasileiro de futebol, o Corinthians tem um fim de semana sem jogos. A torcida, porém, não ficará sem ter pelo que torcer.

Só terá que trocar os gramados pelas quadras.

Com Serginho como líbero e líder, o Corinthians joga suas fichas para já se garantir na Superliga, na elite do voleibol nacional.

Mas como um time recém-criado ‘driblou’ a segunda divisão e já pode estar entre os melhores do vôlei nacional? Afinal de contas, há uma regra que teoricamente obriga times novos a começarem ‘de baixo’ – o que fez, por exemplo, o forte time criado pelo Sesc-RJ disputar a segundona na temporada passada.

A resposta, porém, é até simples. Apesar de ser sediado e só existir por uma parceria com a cidade de Guarulhos, o Corinthians se apropriou do que antes era o São Bernardo, que disputou a Superliga na temporada passada e foi rebaixado.


Com o CNPJ de São Bernardo, o Corinthians conseguiu se inscrever na Taça Ouro, torneio disputado entre os rebaixados da elite e os times que não conseguiram o acesso diretamente e que serve justamente como uma ‘segunda chance’, garantindo um time na Superliga.

Assim, o Corinthians começa a disputar a Taça Ouro nesta sexta-feira diante do Caramuru Castro (PR), outro rebaixado do ano passado. Ainda estão na disputa o Botafogo (RJ) e a Rádio Clube/AVP (MS), que disputaram a segunda divisão e não conseguiram o acesso.

A Taça Ouro é disputada em sistema de pontos corridos, todos contra todos. Corinthians e Botafogo, considerado os times mais fortes, se enfrentam no domingo no jogo que poder ser considerado a ‘final’ da competição.

Serginho relembra começo no arquirrival Palmeiras: 'Fui na ideia de fazer tudo errado'

Blumenau, Upis, Universo também poderiam disputar a competição, mas acabaram desistindo do torneio. 

Esse será o segundo torneio oficial disputado pelo Corinthians no vôlei. No primeiro, o time ficou com o vice-campeonato da Copa São Paulo, perdendo o título para o já consolidado Sesi.

Veja a tabela da Taça Ouro

11.08 (SEXTA-FEIRA) – 1ª RODADA
18h – Castro (PR) x Corinthians/Guarulhos (SP)
20h – Botafogo (RJ) x Rádio Clube/AVP (MS)

12.08 (SÁBADO) – 2ª RODADA
18h – Corinthians/Guarulhos (SP) x Rádio Clube/AVP (MS)
20h – Botafogo (RJ) x Castro (PR)

13.08 (DOMINGO) – 3ª RODADA
18h – Rádio Clube/AVP (MS) x Castro (PR)
20h – Botafogo (RJ) x Corinthians/Guarulhos (SP)