Com pênaltis cobrados em nova regra, Courtois e Morata erram feio, Arsenal vence Chelsea e conquista a Supercopa

ESPN.com.br
Confira os gols de Arsenal 1 (4) x (2) 1 Chelsea

A temporada na Inglaterra começou como acabou a última: Arsenal campeão!

Neste domingo, os Gunners, últimos vencedores da FA Cup, empataram por 1 a 1 com o campeão inglês Chelsea, no estádio de Wembley, e conquistaram o Community Shield, como é chamada da Supercopa da Inglaterra, nos pênaltis.

Moses abriu o placar para o time de Stamford Bridge, enquanto Kolasinac empatou.


As cobranças foram feitas no novo sistema definido pela FA (Associação de Futebol da Inglaterra) e aprovado pela Fifa: o ABBA, no qual um time começa batendo e o outro cobra os dois pênaltis seguintes, e assim por diante.

Desta forma, Cahill abriu a série marcando para o Chelsea, enquanto Walcott e Nacho Monreal chutaram para os Gunners e também marcaram.

Em seguida, o goleiro Courtois pediu para bater e errou feio, isolando por cima. Na sequência, seu companheiro Morata, recém-contratado do Real Madrid, mandou para fora, deixando os Blues à beira da derrota.

Os comandados de Arsene Wenger, por sua vez, não bobearam: Chamberlain fez e Giroud mandou o último pênalti para as redes, dando o título ao Arsenal. 

Veja os melhores momentos da vitória do Arsenal sobre o Chelsea pela Supercopa da Inglaterra

Esta foi a 15ª vez que os Gunners conquistaram o Community Shield, depois de 1930, 1931, 1933, 1934, 1938, 1948, 1953, 1991*, 1998, 1999, 2002, 2004, 2014 e 2015.

A estreia de ambos na Premier League será no próximo final de semana.

Na sexta-feira, o Arsenal recebe o Leicester, às 15h45 (de Brasília). No dia seguinte, às 11h, os Blues pegam o Burnley. As partidas terão transmissão EXCLUSIVA da ESPN Brasil e do WatchESPN.

  • O jogo

Em Wembley, a partida foi muito equilibrada e viu o Arsenal começar melhor, com Lacazette, em seu primeiro jogo oficial pelos alvirrubros, acertando a trave do goleiro Courtois.

Aos 32 da primeira etapa, porém, o zagueiro Mertesacker levou uma forte cotovelada de Cahill e sangrou muito, tendo que ser substituído. 

Com isso, o técnico Arsene Wenger teve que improvisar, montando um trio de zaga com Holding, Monreal e Kolasinac, sendo que só o primeiro é zagueiro de ofício. 

EFE/EPA/WILL OLIVER
Jogadores do Arsenal comemoram o título
Jogadores do Arsenal comemoram o título

Os Blues, por sua vez, aproveitaram os "remendos" na zaga rival e abriu o placar logo no 1º minuto da segunda etapa.

Após jogada de escanteio que parecia que não daria em nada, Cahill mandou de cabeça para dentro da área e acabou achando Moses, que finalizou forte para tirar de Cech.

Depois disso, o Chelsea controlou o duelo em banho maria até um lance decisivo na parte final: o atacante Pedro, que não tinha nem cartão amarelo, deu um carrinho criminoso por trás em Elneny e levou vermelho direto.

Na cobrança de falta na intermediária, Xhaka levantou com perfeição e Kolasinac cabeceou firme para igualar na capital inglesa. 

Dan Istitene/Getty Images
Jogadores do Arsenal comemoram a conquista do Community Shield
Jogadores do Arsenal comemoram a conquista do Community Shield

Com isso, o duelo foi para os pênaltis.

Na marca da cal, Courtois e Morata perderam suas cobranças, o Arsenal fez todas e ficou com o troféu.