Groenewegen vence sprint em dia de festa para Froome no Tour de France

Agência EFE

EFE
Dylan Groenewegen venceu a última etapa do Tour de France
Dylan Groenewegen venceu a última etapa do Tour de France

O holandês Dylan Groenewegen (Lotto NL-Jumbo) superou o alemão André Greipel (Lotto Soudal) no sprint final e ficou com a vitória da última etapa do Tour de France de ciclismo, marcada pela festa para o britânico Chris Froome (Sky), que no sábado já havia garantido o quarto título na prova.

Em um percurso de 103 quilômetros entre Mongeron e a praça Champs-Elysees, em Paris, Groenewegen cruzou a linha de chegada à frente, com um tempo de 2h25min39s, deixando Greipel sem um triunfo na mais tradicional disputa do ciclismo pela primeira vez em seis anos. O terceiro lugar ficou com o norueguês Edvald Boasson Hagen.

“Esta foi minha primeira vitória em uma etapa e vencer aqui, torna o meu dia perfeito”, afirmou Groenewegen. “Quando eu era mais novo, assistia a competição pela TV. Agora eu sou um campeão aqui, e é maravilhoso”.


Froome foi apenas o 65º colocado do dia e se tornou o sétimo ciclista a vencer o Tour sem ser o melhor de uma etapa sequer. Nada, no entanto, que estragasse a festa pelo quarto troféu, o terceiro seguido, obtido no sábado, já que no domingo os competidores andam em bloco.

“É um sentimento incrível. Tem algo mágico sobre vencer quando você passa três semanas pensando neste momento, e é recompensador”, disse o campeão. “Cada vez que eu venço, tenho um sentimento único. Todas vitórias são especiais a sua maneira”. 

Com as quatro conquistas, o atleta nascido no Quênia e que compete pelo Reino Unido fica mais próximos de entrar no seleto grupo de maiores campeões da prova, com cinco triunfos cada: os franceses Jacques Anquetil e Bernard Hinault, o belga Eddy Merckx e o espanhol Miguel Indurain. O americano Lance Armstrong teve seus seis títulos cassados por doping.

Froome foi recebido na chegada pela esposa, Michele, e o filho, Killian. No pódio, teve a companhia do colombiano Rigoberto Urán (Cannondale Drapac), vice-campeão, e o francês Romain Bardet (AG2R La Mondiale), terceiro colocado. 

Veja o resultado da 21ª e última etapa do Tour deFrance de ciclismo, disputada neste domingo entre Mongeron e Paris (103 quilômetros):
     
1. Dylan Groenewegen (HOL/Lotto NL-Jumbo) - 2h25min39s
2. André Greipel (ALE/Lotto Soudal) - mesmo tempo
3. Edvlad Boasson Hagen (NOR/Dimension Data) - mesmo tempo
4. Nacer Bouhanni (FRA/Cofidis) - mesmo tempo
5. Alexander Kristoff (NOR/Katusha-Alpecin) - mesmo tempo
6. Borut Bozic (ESL/Barein-Merida) - mesmo tempo
7. Davide Cimolai (ITA/FDJ) - mesmo tempo
8. Pierre Luc Perichon (FRA/Fortuneo-Oscaro) - mesmo tempo
9. Rüdiger Selig (ALE/Bora-Hansgrohe) - mesmo tempo
10. Daniele Bennati (ITA/Movistar) - mesmo tempo
     
Classificação final:
1. Christopher Froome (GBR/Sky) - 86h20min55s
2. Rigoberto Uran (COL/Cannondale-Drapac) - a 54s
3. Romain Bardet (FRA/AG2R La Mondiale) - a 2min20s
4. Mikel Landa (ESP/Sky) - a 2min21s
5. Fabio Aru (ITA/Astana) - a 3min05s
6. Daniel Martin (IRL/Quick-Step) - a 4min42s
7. Simon Yates (GBR/Orica-Scott) - a 6min14s
8. Louis Meintjes (AFS/UAE Team Emirates) - a 8min20s
9. Alberto Contador (ESP/Trek-Segafredo) - a 8min49s
10. Warren Barguil (FRA/Sunweb) - a 9min25s