Número 1 sem Slam: Pliskova é a nova líder do ranking da WTA

Agência EFE

Getty
Karolina Pliskova assumiu o topo do ranking
Karolina Pliskova assumiu o topo do ranking

Eliminada ainda na segunda rodada do torneio de Wimbledon, a tcheca Karolina Pliskova assumiu nesta segunda-feira a liderança do ranking da WTA pela primeira vez na carreira, deixando a romena Simona Halep em segundo lugar e a alemã Angelique Kerber em terceiro.

Pliskova ainda não venceu nenhum dos quatro principais torneios do circuito, embora, nos últimos 12 meses, tenha sido vice-campeã do US Open, quadrifinalista do Aberto da Austrália e semifinalista de Roland Garros. Além disso, foi campeã dos WTA Premier Cincinnati, Brisbane, Doha e Eastbourne. 

A tcheca é a primeira tenista a liderar o ranking sem um título sequer de Slam no currículo desde 29 de janeiro de 2012, quando a dinamarquesa Caroline Wozniacki estava no topo.

Halep, por sua vez, esteve a um jogo de ser a nova número 1, mas caiu nas quartas em Wimbledon. Kerber, que defendia o vice-campeonato de 2016, foi eliminada ainda nas oitavas e por isso caiu para a terceira posição. A campeã na grama londrina, Garbiñe Muguruza, "pegou o elevador" e subiu de 14ª para quinta.

Por sua vez, a brasileira Bia Haddad Maia, melhor do país na atualidade, assumiu a 81ª colocação, a melhor da carreira e agora é a melhor também da América do Sul. A paraguaia Verónica Cepede Royg é 84ª.

'Pelas Quadras' analisa campanha de Federer e Nardini fala sobre situação: 'Não é para normais'

     
As dez primeiras colocadas e as melhores brasileiras do rankingda WTA são as seguintes:
1. Karolina Pliskova (RTC) - 6.855 pontos
2. Simona Halep (ROM) - 6.670
3. Angelique Kerber (ALE) - 5.975
4. Johanna Konta (GBR) - 5.110
5. Garbiñe Muguruza (ESP) - 4.990
6. Elina Svitolina (UCR) - 4.935
7. Caroline Wozniacki (DIN) -  4.780
8. Svetlana Kuznetsova (RUS) - 4.50
9. Venus Williams (EUA) - 4.461
10. Agnieszka Radwanska (POL) - 3.985
81. Beatriz Haddad Maia (BRA) - 739