2017 insano? Brigando por tudo, Grêmio pode fazer até 81 partidas e jogar a cada 4 dias

André Donke, do ESPN.com.br
Divulgação/Grêmio
Jogadores do Grêmio comemora a vitória sobre a Ponte Preta na Arena
Jogadores do Grêmio comemora a vitória sobre a Ponte Preta na Arena

Vice-líder do Campeonato Brasileiro, nas oitavas de final da Libertadores, nas quartas da Copa do Brasil e da Primeira Liga... o torcedor do Grêmio tem quatro possibilidades de soltar o grito de campeão na temporada. O bom desempenho em todas as competições, porém, exigirá muito do físico do elenco tricolor.

O time, que se reapresentou para a temporada em 12 de janeiro, já soma 42 partidas realizadas em 2017: 15 do Gaúcho, 14 do Brasileiro, 7 da Libertadores, 3 da Copa do Brasil e 3 da Primeira Liga.

Obrigatoriamente, os comandados de Renato Gaúcho irão a campo pelo menos mais 27 vezes (24 rodadas da Série A, os confrontos de volta da Libertadores e da Copa do Brasil, assim como o duelo único do mata-mata da Primeira Liga, contra o Cruzeiro. Assim, a equipe fará necessariamente no mínimo 69 confrontos em 2017.

A tendência, na verdade, é que os gaúchos façam mais partidas, já que bateram o Godoy Cruz por 1 a 0, na Argentina, pelo torneio continental, e golearam o Atlético-PR por 4 a 0, pelo primeiro jogo das quartas da Copa do Brasil.

Se avançar às finais dos três torneios que disputa no formato mata-mata, o Grêmio realizará mais 39 jogos no ano, fechando a temporada com impressionantes 81 jogos – sendo que o último será a rodada derradeira da Série A, em 3 de dezembro.

Considerando a data de início e de fim da temporada, o Grêmio terá 325 dias de futebol. Em caso de disputa de 81 confrontos, a equipe teria em média uma partida a cada quatro dias. O número poderia ser ainda maior – 83 -, se o time não tivesse sido eliminado para o Novo Hamburgo na semifinal do Campeonato Gaúcho.

Renato Gaúcho fala sobre tropeço do Corinthians e estratégia da Ponte: 'Totalmente retrancada, não sai de trás'

Para efeito comparativo, o Real Madrid, que foi campeão da Uefa Champions League em 2016-17, disputou 60 partidas, nove a menos do que o mínimo que o Grêmio disputará. O Manchester United, campeão da Liga Europa e da Copa da Liga Inglesa, realizou 64 compromissos na última campanha.

Brasileiro: Gols de Grêmio 3 x 1 Ponte Preta

Ao que tudo leva a crer, o Grêmio flertará em 2017 com o cansaço e o sucesso.